Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na noite de terça-feira (10), a Embaixada da Espanha no Brasil realizou uma recepção de comemoração à Data Nacional espanhola. O evento aconteceu na sede da Chancelaria em Brasília. Também chamado de “La Fiesta Nacional de España”, a festividade comemora o dia 12 de de outubro de 1492 em que a primeira expedição de Colombo reivindicou as Américas para a Espanha.
Ao iniciar seu discurso, a Embaixadora da Espanha no Brasil, María Fernandez-Palácios destacou que “o evento celebra o país de Espanha, um país dinâmico, solidário, que respeita suas tradições e ao mesmo tempo, é inovador e moderno”. Disse que a relação compartilhada entre o Brasil e a Espanha é antiga, amistosa e histórica. “Laços históricos, culturais, humanos e políticos tradicionalmente aproximam os nossos países”.
Relações com o Brasil
“Os valores que partilhamos, a democracia, o estado de direito, os direitos humanos, o multietnicismo, também estão sempre presentes no espaço internacional’.
No plano internacional, os países mantêm forte compromisso com o multilateralismo, em fóruns como as Cimeiras Ibero-Americanas e através das Nações Unidas.
A nível econômico, a Espanha mantém plena confiança no potencial de crescimento do Brasil, um país muito importante para as empresas espanholas por conta de seu ambiente de estabilidade jurídica e às oportunidades diversas que o país oferece. “
“Segundo dados, em 2020, Espanha, o Reino Unido e a Holanda foram os principais parceiros econômicos do Brasil”, acrescentou.
Investimentos
“Somos o segundo maior investidor no Brasil e o destino das vendas brasileiras no futuro. Estamos interessados no andamento dos novos projetos que podem ser antecipados, e motivados para apimentar o mercado brasileiro e continuar crescendo, alcançando emprego e também oferecendo serviços”.
Cultura
Segundo a diplomata, a cultura é uma excelente ferramenta para construir pontes e conectar pessoas. “Temos interesse em continuar a nos conectar a cultura e a tecnologia da língua espanhola, representada não só pela oficina espanhola, mas também pelos acordos que temos com universidades mundo a fora”, completou.
O Brasil é sede do maior número de Institutos Cervantes no mundo, e existe um grande interesse pelo ensino do português na Espanha: somente na Casa do Brasil em Madri, órgão vinculado ao Governo brasileiro, mais de mil alunos são matriculados anualmente.
Os países mantêm inúmeros convênios bilaterais diretos entre universidades brasileiras e espanholas, como por intermédio do Programa Erasmus Mundus e das atividades do Grupo Tordesilhas. Existe também um acordo para concessão de bolsas entre a CAPES e a Fundação Carolina – sobretudo nas modalidades de pós-graduação sanduíche.
Espanha no cenário internacional
“A Espanha, em sua presidência na União Europeia, como forma de melhorar a vida dos seus cidadãos. Atualmente, estamos a lidar com a justiça social e não apenas com a transição digital e ecológica. Entre as prioridades da nossa presidência, estão os países da América Latina e Caribe, cuja principal implementação é acelerar o desenvolvimento destas nações”.
“Nós e a União Europeia, assim como o Brasil, partimos de uma lei internacional baseada em um princípio de igualdade, de justiça, de duplo espectro para as regras e na necessidade de medidas para a resolução pacífica dos conflitos atuais”.
A Espanha assumiu a presidência rotativa do Conselho da União Europeia (UE) em julho deste ano, sendo a quinta vez que o país exerce essa função, que se estende até 31 de dezembro de 2023 sob o lema “Europa, mais próxima”, salientando o espírito de proximidade humana, política e institucional.
O Minnistro Flávio Goldman, Diretor do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores, sublinhou em sua fala os fortes laços de sucesso entre o Brasil e a Espanha, assim como elogiou o trabalho diplomático permanente que faz parte da história da amizade entre os dois países. Reforçou também o intenso vínculo educacional existente entre as duas nações amigas.
No evento estiveram presentes embaixadores, representantes do corpo diplomático, autoridades do governo, imprensa e amigos da Espanha. Na ocasião, os convidados degustaram pratos variados de comidas típicas do país, como a famosa e mundialmente conhecida, paella e tortillas, e se divertiram com dança flamenca e músicas tradicionais do país europeu.