Ao longo de seus 75 anos como um país soberano e livre do domínio britânico, a República Democrática Socialista do Sri Lanka resistiu a crises e conflitos e superou desafios extraordinários, como desastres naturais e a recente pandemia da covid-19.
Terra de muitas belezas naturais, templos, selva e um povo hospitaleiro, o país percorreu um longo caminho no que diz respeito ao turismo, atraindo e encantando turistas do mundo todo, destacando-se ainda com um dos melhores destinos para se visitar.
A Embaixada do Sri Lanka em Brasília celebrou a Data Nacional do país na noite de terça-feira (7), reunindo membros do corpo diplomático, autoridades, imprensa e amigos da nação em um jantar com pratos típicos.
Sumith Dassanayake, embaixador do Sri Lanka no Brasil há mais de um ano, aproveitou o evento para falar um pouco sobre sua terra natal.
“Somos uma civilização antiga, com uma história de mais de 2.500 anos, temos um rico patrimônio cultural e somos o melhor destino turístico de 2023”, disse o diplomata.
No âmbito turístico, o embaixador cingales informou que “o turismo é um setor que tem um papel significante na economia do Sri Lanka, contribuindo, geralmente, com mais de 4% do PIB”.
Durante a solenidade, Sumith Dassanayake falou também sobre as relações bilaterais entre Sri Lanka é Brasil. “As relações diplomáticas entre nossos países foram estabelecidas formalmente em 1960. Este ano, completamos 63 anos de amizade”.
Dassanayake salientou que ao longo desses anos, ambas as nações têm cooperado uma com a outra em níveis bilaterais e multilaterais, lembrando que no ano passado, em dezembro, aconteceu a reunião de Consultas Políticas entre os países.
Entre os convidados estava presente o secretário para Ásia, Pacífico e Rússia do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Eduardo Paes Saboia que enfatizou a importância do Sri Lanka no cenário internacional, sua posição estratégica, crescimento econômico e sua relação próspera com o Brasil.
Segundo o secretário Saboia, as relações do país asiático com o Brasil são densas e tem potencial para ir muito além. Saboia esteve presente também na primeira reunião de Consulta Política Brasil-Sri Lanka realizada há dois meses atrás.
Na ocasião, em prol da tradição milenar da nação, todos fizeram um momento de silêncio em homenagem aos heróis nacionais que se sacrificaram em nome da Independência cingalesa.
Fotos do evento:
Deixe seu comentário