Como parte das comemorações do 30º aniversário da Independência da República do Cazaquistão, a capital do Brasil sediou cerimônia oficial de entrega da edição brasileira dos livros do primeiro Presidente da República do Cazaquistão – Elbasy Nursultan Nazarbayev “A Era da Independência” e “O Caminho do Cazaquistão”.
Durante encontro com o Secretário da Cultura do Distrito Federal, Bartolomeu Rodriguez e a Diretora da Biblioteca Nacional do Brasil Eliza Raquel Souza Oliveira, o Embaixador da República do Cazaquistão, Bolat Nussupov, prestou atenção especial à singularidade dos livros de Elbasy sobre véspera do aniversário da independência do Cazaquistão. Também foi notado que as obras falam sobre os momentos mais importantes da história moderna do país, e descrevem os passos fatídicos no caminho para a formação de um jovem estado independente.
O diplomata cazaque também falou sobre as reformas que estão sendo realizadas no Cazaquistão sob a liderança do presidente do país, Kassym-Zhomart Tokayev.
Ao mesmo tempo, o Embaixador observou que existe um grande potencial de cooperação ao nível das principais bibliotecas dos dois países e, neste contexto, sugeriu que se considerasse a possibilidade de assinar um Memorando apropriado.
Os livros de Elbasy “A Era da Independência” e “O Caminho do Cazaquistão” foram publicados no Brasil em 2019 e 2021, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da República do Cazaquistão e da Embaixada do Cazaquistão no Brasil.
