Getting your Trinity Audio player ready...
|
O embaixador da República de Cabo Verde no Brasil, José Pedro M. Chantre D”Oliveira está em visita oficial ao Espírito Santo. Nesta quarta-feira (1), ele participou do 4ª Congresso Brasileiro de Governança, Fiscalização, Competitividade e Sustentabilidade, realizado no Centro de Convenções de Vitória.
Na ocasião, falou sobre o desejo de Cabo Verde em ter maior cooperação com o Brasil, que considera um “país irmão”.
Esta é a primeira vez que o embaixador vai ao Estado, onde teve a oportunidade de se encontrar com a comunidade cabo-verdiana que vive naquela região do Brasil.
Na terça-feira, foi recebido pela vice-governadora, Jacqueline Moraes, no Palácio da Fonte Grande, em Vitória. Com o objetivo de estreitar as relações e criar vínculos com povos que tenham cultura e potencial turístico semelhantes, o embaixador convidou a vice-governadora para ser a articuladora de um aprofundamento dos vínculos bilaterais nas áreas de comércio e turismo entre o Espírito Santo e Cabo Verde.
A possível parceria seria firmada com o Instituto do Turismo de Cabo Verde, órgão vinculado ao Ministério do Turismo e Transporte daquele país. Para o embaixador de Cabo Verde, é importante para ambos o fortalecimento das parcerias entre Cabo Verde e o Estado. “A nossa intenção é fazer com que o Espírito Santo se torne um parceiro, para agregar as pessoas da América do Sul para Cabo Verde, para que a gente seja uma porta de entrada para o turismo”, destacou.
Além disso, eles falaram sobre diversos assuntos, como as relações políticas entre os dois países, as culturas regionais, além da discriminação racial enfrentada pelos negros na sociedade. Também participou do encontro o cônsul honorário de Cabo Verde, Fred Rosalém Heliodoro.
* Com informações de governo do Espírito Santo.