Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ele nasceu no vilarejo de Kim Lien, na região central do Vietnã. Usou 174 codinomes clandestinos. Lutou contra o racismo e o imperialismo. “Ho Chi Minh, vida e obra do líder da libertação nacional do Vietnã”, livro de Pedro de Oliveira, conta um pouco de toda essa história. A obra em português, publicação da Editora Anita Garibaldi, foi lançada dia 17 deste mês, na embaixada do Vietnã, em Brasília.
Durante o lançamento, seguido de um jantar com comidas típicas, a embaixadora do Vietnã, Pham Thi Kim Hoa, destacou a oportunidade para os amigos conhecerem um país belo e pacífico. Além do livro, os convidados ganharam revistas com dados e reportagens mostrando o Vietnã.
Trajetória
“Ho Chi Minh liderou com sucesso a luta pela independência nacional”, explicou o então embaixador do Vietnã no Brasil, Do Ba Khoa, na apresentação do livro recém-lançado em Brasília. A obra reúne textos e discursos do herói vietnamita, além de documentos, fotos e marcos históricos, selecionados pelo jornalista Pedro de Oliveira, sintetizando a trajetória do grande líder revolucionário e que ajudam a compreender seu pensamento político, social e ideológico.
Ho Chi Minh trabalhou como ajudante de cozinha no navio francês Amiral Latouche-Tréville, por onde conheceu vários países, inclusive o Brasil. O líder do Vietnã passou um tempo no Rio de Janeiro, morou nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra. Em Londres, foi limpador de neve e também ajudante de cozinha do Hotel Carlton. “Lia com voracidade os clássicos de literatura russa, francesa e inglesa”, conta o jornalista Pedro de Oliveira.
Tio Ho
O herói dominava fluentemente o francês, o inglês, alemão, russo e chinês. Foi preso pela polícia de Hong Kong, a pedido da França. Conhecido no Vietnã como Tio Ho, Ho Chi Minh organizou e levou o povo vietnamita à vitória contra três gigantes: França, Japão e Estados Unidos. Uma história, que realmente, precisava ser contada.
Ao final do livro, com apenas 500 exemplares, há o testamento e uma poesia do líder revolucionário e uma entrevista do embaixador Do Ba Khoa. A edição, patrocinada pela embaixada do Vietnã no Brasil, tem apoio da Associação de Amizade Brasil-Vietnã.