Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Associação Brasiliense de Cricket (ABRAC), em colaboração com a Embaixada do Reino Unido no Brasil, realizou, na sexta-feira, dia 30 de agosto, um coquetel para celebrar o evento anual do Baile de Cricket, em prol da arrecadação de fundos para o esporte na Capital Federal. A solenidade aconteceu na chancelaria da Embaixada britânica.
A Embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, disse estar ansiosa para a edição do evento do próximo ano, e pretende aglomerar o maior número possível de fãs de críquete espalhados pelo Brasil. Desde sua chegada ao Brasil, a diplomata provou ser fascinada por esportes, incluindo o futebol.
O Presidente da Confederação Brasileira de Cricket (CBC), Matthew Featherstone, explicou que atualmente existem quase nove mil crianças desfavorecidas que jogam críquete todas as semanas. Como destacado pelo Presidente, a Confederação conta com 47 novos oficiais de desenvolvimento que trabalham para dar andamento aos projetos sociais promovidos pela entidade. Os programas de desenvolvimento contam com o apoio da Embaixada Britânica que traz jogadores ao Brasil, além de patrocinar alguns projetos de recrutamento.
“Estou muito feliz com nossas conquistas, de um pequeno projeto de desenvolvimento de 24 crianças, chegamos agora a 9.000 crianças, e isso continuará crescendo. Na categoria de esporte olímpico, esse esporte vai abrir muitas portas para o Cricket Brasil. Esperamos que não apenas tenhamos pessoas que se tornem parte do nosso projeto de desenvolvimento esportivo, mas que possam realmente estar nas Olimpíadas representando o Brasil no futuro”, completou.
Um dos principais objetivos da Confederação de Cricket , como enfatizado por Featherstone é atrair maior atenção para o grande esporte. “O críquete já existia 24 anos antes do futebol, com o primeiro jogo disputado em 1872, enquanto o primeiro jogo de futebol foi disputado em 1896. Estamos 24 anos à frente do futebol, e precisamos compensar essa diferença nos últimos anos”, disse.
Michele Delphino, Secretária da Federação do Cricket, por sua vez, explicou que todo o dinheiro arrecadado é destinado para a Associação Brasiliense de Cricket (ABRAC), para continuar incentivando o esporte. “Nós estamos retomando as atividades dos projetos sociais, e a ideia é colocar em várias escolas o projeto em execução e mudar a vida de alguns jovens incluídos em projetos sociais”, contou.
Delphino explicou que a ideia é expandir o Cricket para todas as federações do Brasil e concorrer a seleção brasileira. “Aqui em Brasília, a Federação está em criação, estamos em processo de criar estatuto”, disse. Atualmente, existem Federações em São Paulo, Rio de Janeiro e uma Confederação em Minas Gerais, mais precisamente na cidade de Poços de Calda, sede da entidade.
Ao longo da noite, as embaixadoras do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq, e da Austrália, Sophie Davies receberam lembranças do Presidente da Confederação de Críquete, Matthew Featherstone.
Sobre a Confederação do Cricket de Brasília
A Confederação Brasileira de Cricket é a entidade que regula o críquete em solo brasileiro. Foi fundada em 2001 e filiou-se ao Conselho Internacional de Críquete em 2002,. É reconhecida pelo ICC – International Cricket Council, como o único órgão governamental nacional no Brasil.
O Cricket Brasil trabalha de acordo com Planos Estratégicos e Operacionais desenvolvidos pelas equipes espalhadas pelo país. Esses planos ajudam a manter o foco em desenvolver o Cricket no Brasil, de forma sustentável, com as pessoas corretas e assegurando que todos os nossos jogadores tenham oportunidade de jogar o Grande Esporte por muito tempo.
Fotos: Giula Dela Pace