Getting your Trinity Audio player ready...
|
Alegria, música, shows, comidas, descontração, decorações e trajes típicos britânicos. Foi assim que a Embaixada do Reino Unido em Brasília comemorou ontem (09) os 96 anos da rainha Elizabeth II e o jubileu de platina aos 70 anos de reinado da monarca.
O evento contou com aproximadamente 800 convidados para homenagear a rainha, entre eles, políticos, pessoas do mundo jurídico, empresários, jornalistas e membros da comunidade britânica residentes na capital federal. Além da embaixada, os consulados do Reino Unido no Brasil também celebraram o marco histórico.
Os convidados puderam se encantar com diversas projeções e quadros com fotos das etapas da vida de Elizabeth II e se maravilhar com a história de sua trajetória ao longo de décadas de reinado. À mostra, estava uma coroa, e um espaço para fotos.
A encarregada de negócios da Embaixada do Reino Unido, Melanie Hopkins, iniciou seu discurso agradecendo aos convidados pela presença, e disse estar feliz por finalmente, após dois longos anos de pandemia, ser possível realizar a cerimônia presencialmente. “Este ano a festa é ainda mais especial. Em fevereiro a rainha Elizabeth II se tornou a primeira monarca britânica a celebrar um jubileu de platina. São 70 anos de serviço ao povo do Reino Unido e aos países do Commonwealth”, disse Hopkins.
“Eu queria aproveitar o momento para falar de um cidadão britânico, o Tom Phillips, que desapareceu na Amazônia, assim como o indigenista, Bruno Araújo. Sabemos que esse momento deve estar sendo muito difícil para suas famílias e amigos”, lamentou a diplomata. Ela disse que está em contato com as autoridades, e espera por notícias boas em breve.
“Todos os povos ao redor do mundo lidam com problemas que preocupam a rainha Elizabeth. Um dos temas mais urgentes são os efeitos das mudanças climáticas. Em novembro do ano passado, o Reino Unido organizou a COP26 que foi um sucesso histórico”, destacou Hopkins. Lembrou ainda que o Brasil e o Reino Unido têm parcerias sólidas na área climática, incluindo o financiamento global para o clima, com projetos de agricultura, baixo carbono, proteção de florestas, energética e infraestrutura sustentável.
Com relação a pandemia da COVID-19, a encarregada de negócios elogiou a cooperação entre o Brasil e o país britânico no desenvolvimento e fornecimento das vacinas e especialmente no acordo entre a AstraZeneca e a Fiocruz. Encerrando o discurso, Hopkins agradeceu aos patrocinadores, orientando todos a aproveitarem a festa.
Elizabeth II, batizada como Elizabeth Alexandra Mary, nasceu no dia 21 de abril de 1926, tornando-se rainha aos 25 anos de idade após a morte repentina de seu pai, o rei George VI. Símbolo de estabilidade para o Reino Unido, Elizabeth é a monarca britânica que fez o maior número de visitas oficiais, onde conheceu mais de 100 países.
Em Londres, a festividade de quatro dias contou com uma série de eventos comemorativos. Teve missa de ação de graças, corrida de cavalos, a grande festa no Palácio de Buckingam, os tradicionais lanches comunitários e o desfile que contou a trajetória dos 70 anos de reinado de Elizabeth II.
Assista abaixo o discurso completo da encarregada de negócios da Embaixada do Reino Unido, Melanie Hopkins: