Por ocasião do lançamento do “Fundo Nacional de Educação para a Vida”, da Cruz Vermelha Brasileira, o embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, André Driessen, realizou uma cerimônia para apresentação do Fundo em sua residência nesta terça-feira (28).
Em seu discurso de abertura, André Driessen relembrou que a Embaixada dos Países Baixos tem uma “ligação especial” com a Cruz Vermelha. “Participamos do projeto precursor que auxiliava crianças e adolescentes de baixa renda a voltar as aulas”.
Driessen explicou que o Fundo Nacional de Educação para a Vida tem como objetivo principal ” levar a educação a estudantes de escolas públicas em municípios com baixo IDHM ou residentes em comunidades em situação de vulnerabilidade social”.
Além disso, o projeto também promove a capacitação e treinamento de profissionais da educação para lidar com o sofrimento psíquico apresentado pelos estudantes no período que sucede a pandemia da covid-19.
Driessen contou que “essa cooperação entre a Embaixada e a Cruz Vermelha começou em 2020, justamente quando estourou a pandemia da coronavírus, na busca de proporcionar ajuda sanitária ao estado do Amazonas”.
Disse ainda que tem um grande apreço pelos esforços do voluntariado da Cruz Vermelha Brasileira e que não teria um parceiro melhor para essa cooperação. Driesse espera que o projeto seja apoiado devidamente para beneficiar crianças em situações vulneráveis em todo o território brasileiro.
O presidente Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Julio Cals, manifestou em breves palavras seu apreço e consideração pelo apoio e parceria da embaixada do Reino dos Países Baixos.
“Espero que essa ação da Embaixada dos Países Baixos consiga fazer com que outros diplomatas entendam que iniciativas como essa transformam vidas, devolvem sorrisos e fazem a diferença a quem mais precisa”, finalizou.
A Cruz Vermelha é uma organização humanitária imparcial, neutra e independente, criada para proteger a vida e a dignidade das vítimas de conflitos armados e outras situações de violência e/ou vulnerabilidade, assim como prestar-lhes assistência.
No Brasil, está presente em 20 estados e no Distrito Federal. Uma das principais atividades da instituição é o curso de Primeiros Socorros ministrado em diversas cidades do país.
Entre outros, o Programa Humanitário em Educação consiste em um conjunto de ferramentas para melhorar o processo de aprendizagem e estratégias de acesso e permanência nas escolas.