Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Embaixada do Nepal em Brasília recebeu a imprensa para um almoço nesta terça-feira (20), para divulgar a ExpoNepal que acontece de 1 a 3 de março de 2024 no Pier21, na SCES-Asa Sul.
“Uma Viagem ao Monte Everest e Além” é o tema deste evento. Através da Expo, a Embaixada pretende mostrar os aspectos culturais do Nepal ao público brasileiro, ao mesmo tempo que fortalece o comércio, os investimentos, o turismo e as relações interpessoais entre os dois países. A Embaixada tem trabalhado ao lado de seus homólogos brasileiros para capitalizar o potencial dos setores de comércio e turismo para o benefício comum.
As principais agências nepalesas envolvidas na Expo são o Conselho de Turismo do Nepal (NTB) e a Confederação da Indústria Nepalesa (CNI). Altos executivos de ambas as organizações viajam para Brasília em conexão com a Expo. Durante sua estada em Brasília, os altos executivos da CNI e da NTB farão apresentações em suas respectivas áreas de competência e também se reunirão com seus respectivos homólogos no Brasil.
Diversas agências brasileiras apoiaram a Embaixada por diversos meios durante a preparação. Sendo eles: Ministério das Relações Exteriores (ITAMARATY), Ministério do Turismo, Secretaria de Relações Internacionais do Governo Distrital Federal (SERINTER), Secretaria de Turismo do Governo Distrital Federal, Confederação Nacional das Indústrias do Brasil (CNI), Agência Brasileira de Turismo (EMBRATUR), Associação de Agências de Viagens-DF (ABAV-DF), Brasília Convention and Visitor Bureau, entre outros.
A Expo está sendo coordenada pela Rock Siddhi Unip. Ltd. do Nepal e Aria Travel Intelligence de Brasília. Todas as entidades mencionadas acima merecem o sincero agradecimento da equipe da Embaixada.
Durante a Expo, os expositores apresentarão artesanato, tapetes, produtos fitoterápicos, pashmina, música, gastronomia e pacotes turísticos. Serão 25 estandes para esse fim.
O principal objetivo da Embaixada nepalesa é utilizar a ExpoNepal 2024 como plataforma para empreendedores de vários setores de ambos os países construírem conexões comerciais. Para construir conexões comerciais, serão realizadas duas sessões B2B separadas.
A primeira sessão B2B, que terá lugar no dia 1 de Março de 2024, reunirá cerca de dez empresários de cada lado, representando vários produtos, incluindo artesanato, tapetes, produtos à base de plantas, pashmina e chá/café. Deepak Raj Joshi, Diretor-Geral da Confederação da Indústria do Nepal (CNI), fará uma apresentação sobre o potencial comercial e de investimento do Nepal.
Atualmente, o volume comercial entre o Nepal e o Brasil permanece num nível modesto. O Nepal tem uma balança comercial negativa, com uma importação de 12,5 milhões de USD contra uma exportação de apenas 140 mil USD em 2019. Em 2023, os valores situaram-se em 38,5 milhões de USD e 88 mil, respetivamente (TEPC, Nepal). O Nepal importou principalmente máquinas, matérias-primas industriais, soja, etc. do Brasil, enquanto carpetes, têxteis e artesanato foram os principais produtos de exportação.
Da mesma forma, no que diz respeito a investimento, os números mais recentes mostram que foram recebidos 516 milhões de rúpias nepalesas do IED do Brasil, investidos em nove projetos e gerando 644 empregos (Departamento de Indústria).
Na segunda reunião B2B, cerca de dez principais agentes de viagens do Nepal irão interagir com agentes de viagens sediados em Brasília. Nandini Lahe Thapa, CEO em exercício do Conselho de Turismo do Nepal (NTB), fará uma apresentação sobre o potencial turístico do Nepal. O turismo é uma área de grande potencial para ambos os países. Em 2023, o fluxo turístico anual do Brasil para o Nepal foi de 3.200. Este é um número promissor dada a distância geográfica. No entanto, existe mais potencial para aumento. Também do lado do Nepal, há um interesse crescente em visitar o Brasil tanto para turismo como para negócios.
A Embaixada espera receber vários jornalistas na Expo, inclusive na inauguração, que acontecerá no dia 1º de março de 2024, às 11h. Na inauguração, os Hinos Nacionais dos dois países serão tocados ao vivo pelo flautista Sr. Milan Ghimire. Haverá discursos da Embaixada, de organizações governamentais brasileiras e de representantes de agências envolvidas de ambos os lados. Uma recepção de boas-vindas durante a inauguração contará com chá e iguarias nepalesas.