Getting your Trinity Audio player ready...
|
O embaixador e a embaixatriz do Reino do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi e Siham Belamine, promoveram na noite de quinta-feira (29) o evento de pré-estreia do festival “Na Praia” que homenageia o país africano.
No início de seu discurso, Adghoghi ressaltou que uma das tarefas fundamentais de todo o diplomata é a de buscar espaços de convergência entre o seu país e o país onde serve, com o objetivo de construir laços, de estender pontes e de promover aproximações – interação e atração recíprocas entre as duas sociedades.
“Felizmente, pelas inúmeras afinidades e similaridades existentes entre o Marrocos e o Brasil, diria que minha tarefa, como Embaixador de Sua Majestade, tem sido facilitada, desde que o Marrocos e o Brasil, a partir de suas próprias trajetórias históricas e de suas realidades sociológicas, conseguiram promover modelos culturais que valorizam a diversidade, a abertura e o cosmopolitismo”, acrescentou.
O diplomata marrroquino disse também estar satisfeito pelo apreço do turista brasileiro pelo Marrocos, um fato que expressa a tradição que sempre destacou o povo brasileiro.
“Um dos exemplos mais marcantes dessas características do povo brasileiro é a receptividade com que acolhe as expressões artísticas marroquinas, motivo de muito orgulho para todos nós”, completou o diplomata.
Ao falar de turismo, informou que aproximadamente 13 milhões de turistas visitam o Marrocos anualmente, e lá descobrem um país enraizado em diversas civilizações, influências e culturas distintas.
Adghoghi concluiu dizendo que a cultura, junta do intercâmbio turístico, são os melhores vetores para a difusão dos valores de abertura, de tolerância e de aceitação de todas as culturas e religiões, mostrando que “a diversidade humana é uma força e que a tolerância de fé e a aceitação do outro é um símbolo de confiança em uma multipolaridade virtuosa e mutuamente profícua”.
O diretor regional do Escritório Nacional de Turismo Marroquino (ONMT), Khalid Mimi, destacou na oportunidade que já visitou o Brasil duas vezes em menos de 1 ano, ressaltando que o evento é uma grande oportunidade no que diz respeito à expansão do fluxo turístico entre os dois países e na promoção do fomento das relações bilaterais entre nações.
Khalid Mimi falou também sobre projetos futuros de levar o festival “Na Praia” para o Marrocos. “Perante o potencial turístico do Marrocos, o fluxo de brasileiros que visitam o país anualmente é ainda muito pequeno, e pretende que em um futuro próximo, a conexão direta entre seu país com o Brasil seja restabelecida para facilitar esse processo”, completou.
Aproveitou a oportunidade para lembrar que o Marrocos vai instalar um Escritório de Representação Turística em São Paulo para estudar melhor o potencial do Brasil como fonte de turismo.
Na solenidade, os convidados apreciaram uma noite repleta de tradição e cultura marroquina, com apresentações de danças e comidas típicas do país norte-africano. Puderam também assistir aos vídeos produzidos pelo sócio do “Na Praia”, Ricky, em sua incrível viagem ao Marrocos, onde pôde se encantar e maravilhar com este único e belíssimo país.
Ricky falou um pouco sobre o festival, contando que o mesmo começou em 2015, como uma opção de entretenimento ímpar para Brasília, e acabou se consolidando como o maior em termos de entretenimento do Centro-Oeste. Por conta da pandemia, o evento parou, voltando à ativa no ano passado.
O Na Praia Festival 2023 Marrocos começa hoje (30/06) e vai até o dia 09 de setembro, com shows de grandes nomes da música brasileira e muita música para todos os gostos. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site (lp.r2.com.vc/links-napraiafestival).