Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Embaixada do Egito realizou, ontem (26), uma elegante recepção na Residência Oficial do embaixador, em Brasília, para comemorar o 71º aniversário da revolução egípcia de 23 de julho. A solenidade teve início com a execução dos Hinos Nacionais de ambos os países.
Wael Aboulmagd, embaixador egípcio no Brasil, iniciou seu discurso falando sobre as longevas e mutuamente benéficas relações entre o Egito e o Brasil, destacando o “papel de liderança de ambos os governos no apoio e na defesa dos interesses de suas respectivas regiões em desenvolvimento, em fóruns multilaterais, além do compromisso comum no direito internacional e solução pacífica de conflitos”.
Aboulmagd falou sobre o encontro do presidente Lula com o presidente do Egito, Abdel Fattah Saeed Hussein Khalil as-Sisi, no ano passado, no Cairo. Na ocasião, os dois líderes discutiram temas diversos para aprofundar as relações bilaterais e a coordenação em fóruns internacionais.
Prosseguiu sublinhando o comprometimento em comum dos países na preocupação para com o ambiente, sobretudo no que diz respeito à implementação de medidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Concluiu sua fala reforçando que ambos os governos têm como prioridade trabalhar juntos para intensificar o comércio bilateral, aumentar as trocas econômicas e investimento e aprimorar o setor da defesa.
A secretária de Oriente Médio e África do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixadora Ana Paula Simões Silva, destacou que desde o estabelecimento das relações diplomáticas, Brasil e Egito compartilham laços sólidos baseados em valores comuns, diálogo e respeito mútuo.
Afirmou também que, com a gestão do Presidente brasileiro em exercício, Luis Inácio Lula da Silva, o vínculo entre as duas nações será ainda mais fortalecido. “O Presidente Lula ressaltou, diversas vezes, que a África deve ser prioridade permanente na política externa do Brasil”, acrescentou.
Aproveitou a oportunidade para informar que ainda neste ano, uma série de medidas estão sendo exploradas com o objetivo de aprimorar o diálogo político entre as nações. Em março deste ano, Brasil e Egito assinaram um acordo que estabeleceu voos diretos entre as cidades do Cairo e São Paulo.
O evento contou com a presença da secretária de Oriente Médio e África do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixadora Ana Paula Simões Silva, autoridades do governo, embaixadores e representantes do corpo diplomático de diversos países, juntamente com imprensa e amigos do Egito.