Por ocasião do Dia da República, foi realizada a apresentação do segundo volume “Desespero” da edição brasileira da trilogia “Os Nômades”, de Ilyas Esenberlin, com a exibição do longa-metragem histórico “Canato Cazaque. Espada de Diamante”.
O evento também contou com a apresentação da música folclórica do Cazaquistão. Ao final da parte oficial, ocorreu uma recepção para os convidados com elementos da culinária nacional do Cazaquistão e do Brasil.
O evento foi organizado pela Embaixada do Cazaquistão no Brasil com o apoio do Fórum de Amizade “Cazaquistão – Brasil”, e contou com a presença de representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, chefes de missões diplomáticas, círculos culturais e educacionais do país anfitrião e da mídia local.
Os discursos de boas-vindas aos convidados da noite foram feitos pelo Embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, pelo Subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Felipe Ramón, pela Assessora da Biblioteca Nacional, Elisa Raquel Souza Oliveira, e pelo Vice-Presidente da União Planetária do Brasil, Rudinei Marques.
O autor da versão do livro “Os Nômades” em português, Diretor Executivo do Fórum de Amizade Cazaquistão-Brasil, Professor Edelcio Américo, falou sobre as características do segundo volume da edição brasileira, descrevendo a luta do povo cazaque pela unidade nacional diante das ameaças externas, as façanhas dos líderes do povo cazaque no caminho para o estabelecimento de um canato (estado) cazaque independente.
Em geral, em seu relatório, Edelcio Américo enfatizou os eventos históricos de nosso estado, a estratégia de desenvolvimento e as conquistas do país no momento atual.
Como se sabe, no ano passado, a Embaixada do Cazaquistão, com a apresentação do primeiro volume “A Espada Conspirada” da trilogia histórica “Os Nômades”, deu início ao projeto de grande escala “Biblioteca do Cazaquistão no Brasil”, no âmbito do qual serão publicados no Brasil livros de autores cazaques em português.
As informações são da Embaixada do Cazaquistão.