Na noite de quarta-feira (1), o Embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis, recebeu convidados na Residência Oficial para um concerto com um dueto canadense composto pela cantora soprano, Elizabeth Agnés Nivet e a pianista Louise Adrée Baril.
O Embaixador canadense, em seu discurso, destacou a importância das musicistas que “inspiram e conectam as pessoas através da linguagem e da música universal”. Prosseguiu afirmando que eventos como esse, são de suma importância para aumentar o patrimônio cultural canadense no Brasil.
“Temos orgulho de apoiar o uso do patrimônio cultural durante a semana da francofonia e de inspirar o movimento em todo o Brasil”, completou. Apesar de não ter crescido em uma família musical, Kamarinakis afirmou que sempre apreciou o trabalho e o esforço investidos nesse tipo de apresentação, e que, desde que sua filha começou a aprender piano, há alguns anos, têm visto quanto trabalho e esforço são necessários para alcançar esse tipo de performance.
Finalizou sua fala agradecendo a todos que ajudaram a criar um novo movimento, a comunidade canadense e a todos os presentes. O diplomata agraciou as musicistas com belas flores em agradecimento pela performance.
Conheça as artistas
Elizabeth Agnés Nivet
Nascida na França, Elizabeth Agnés Nivet integrou, aos 7 anos, o famoso coro dos “Pequenos Cantores de Vincennes” que se apresentou em vários festivais e concursos internacionais. Aos quinze anos começou a aprender violino e cinco anos depois obteve a pós-graduação em violino, formação musical e música de câmara pela cidade de Paris (1989-96). Especializou-se em canto pela Escola Nacional de St Germain en Laye na classe da Sra. Michèle Raynaud, onde se formou em 2001. Radicada em Quebec desde 2002, leciona na Verdun School of Music, bem como no Marguerite Borgeois School Board, continuando suas atividades como intérprete em diversas formações. Aprofundou sua técnica vocal com Anica Nonveiller, Winston Purdy (McGill University).
Louise-Andrée Baril
Uma das musicistas mais talentosas do Canadá, obteve seu bacharelado em música aos 13 anos e acumulou uma série de estreias: ganhou o Concours des matinées symphoniques de Montreal, o Concurso Canadense de Música e o primeiro prêmio no Concurso de Jovens Pianistas em Nova York, seguido por um recital no Carnegie Hall. Louise-Andrée é uma estrela canadense da Cornualha no mundo da música internacional. Ela gravou mais de 40 álbuns e se apresenta e ensina com grande sucesso em todo o mundo. Ela é diretora musical do workshop de ópera do Oxford Summer Festival.