O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, recebeu convidados em sua residência para celebrar o Hanukka, ou Festival das Luzes. Estiveram presentes embaixadores e amigos de Israel.
A tradição, que tem oito dias de duração, comemora a reinauguração do Templo Sagrado de Jerusalém após a vitória dos macabeus e começa no nono mês do calendário judaico.
Na ocasião, Zonshine mostrou aos convidados os ritos praticados pelos judeus durante os dias de celebração. Segundo ele, a peça-chave da festividade é o menorá, um candelabro com oito velas.
A cada dia, uma nova vela é adicionada ao candelabro, sendo acesa geralmente no pôr-do-sol após as orações e bênçãos específicas. O ponto central segura uma vela especial chamada deshamash. Já o shamash é usado para acender as outras sete velas.
“Por meio do Hanukkah, celebramos a história de Israel. As lutas que tivemos há 2.000 anos atrás contra os gregos e os seleucos”, explicou o diplomata.
Para o jantar foram servidas comidas típicas, como challah, tsimmis, kugel e vinhos israelenses. A noite contou com uma apresentação da banda cubana “Sabor de Cuba”.