Getting your Trinity Audio player ready...
|
No dia 13 de junho, quinta-feira, a Embaixada da Rússia no Brasil realizou uma recepção por ocasião do Dia da Rússia. A data marca a adoção da Declaração de Soberania do Estado da República Socialista Federativa Soviética Russa (RSFSR) em 12 de junho de 1990.
Entre os convidados estavam representantes do corpo diplomático, autoridades do governo federal brasileiro, imprensa e amigos da Rússia. Durante a recepção, os convidados tiveram a oportunidade não só de admirar obras-primas da pintura e escultura russa e soviética em uma bela exposição, mas também de provar pratos tradicionais da cozinha nacional russa e também brasileira, com uma variedade de opções salgadas e doces. Os Hinos Nacionais da Rússia e do Brasil foram executados no piano pelo brasileiro de ascendência russa, Fernando Calixto.
No seu discurso de boas-vindas, Alexey Labetskiy, Embaixador da Rússia no Brasil, explicou ao público o significado do feriado e delineou alguns pontos da relação diplomática russo-brasileira.
As relações diplomáticas entre os dois países foram estabelecidas em 1828. O alcance da relação bilateral expandiu-se na década de 1980. Há 22 anos, Em 2002, as relações foram elevadas à categoria de parceria estratégica e, desde então, têm sido realizadas reuniões regulares a nível presidencial e ministerial.
Atualmente, um dos projetos mais importantes envolvendo o Brasil e a Rússia é o BRICS. Desde 2022, o comércio entre os dois países aumentou de forma importante, assim como houve também o fortalecimento da parceria estratégica entre os mesmos.
Em sua fala, o Embaixador russo destacou a importante participação de Jacinto Zabolotsky, um grande promotor da história, da cultura e das tradições russas. “Hoje, Zabolotsky está recebendo a patente de Cônsul Honorário da Federação Russa em Campina das Missões. Esperamos que seu trabalho continue contribuindo para fortalecer as relações estratégicas e comunicação entre nossos povos e países”.