Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em comemoração ao 200º aniversário da independência do Brasil, a embaixada da Polônia doou o “Banco de Chopin” ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega ocorreu nesta quinta-feira (29). no Recanto das Mangueiras, com a presença do embaixador da Polônia, Jakub Skiba.
Trata-se de um banco interativo onde os visitantes poderão sentar e ouvir gravações de quatro peças do compositor polonês. Acionando um botão, ouve-se obras de Fryderyc Chopin (1810-1849): Polonaise em Lá Maior, Op. 40 nº 1; Prelúdio em Ré B Maior, Op. 28 nº 15; Mazurca em Sol menor, Op. 24 nº 2 e Valsa em Ré B Maior, Op. 64 nº 1. No banco também há informações sobre o compositor de músicas clássicas.
“Queremos manter relações amistosas com o Brasil. Esperamos que o banco, tocando a bela e atemporal música de Fryderyk Chopin, torne o tempo mais atrativo para quem visita o belo Jardim Botânico e contribua para a divulgação do nosso país e de sua cultura”, comentou o embaixador Jakub Skiba.
Segundo a embaixada polonesa, o objetivo da doação é tornar acessível aos moradores do Rio de Janeiro e os turistas, o conhecimento sobre Chopin e sua obra, além de destacar a presença polonesa no estado do Rio de Janeiro, além de contribuir para a paisagem urbana e o bem-estar dos habitantes.
Ana Lúcia Santoro, presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, acredita que o banco é uma excelente oportunidade para o acervo do Jardim e para os visitantes. “Nós entendemos que é uma oportunidade sensacional também para agregar ao acervo do Jardim e enriquecer a experiência de visitação de quem está no Jardim e que tem acesso a uma gama enorme de conhecimento, não só ambiental, mas também histórico e cultural”.
* Com informações de Embaixada da Polônia e Diário de Petrópolis.