Na segunda-feira (17) a Embaixada da Itália promoveu a primeira parte da edição 2022 do “Vini d’Italia – Salão do Vinho Italiano no Brasil”, dedicada ao mercado do vinho ítalo-brasileiro e seus impactos na economia de ambos os países. O encontro é realizado na capital federal desde 2018 para fomentar o consumo do vinho italiano e as relações comerciais entre a Itália e o Brasil.
Para iniciar a noite, o embaixador da Itália no Brasil, Franceso Azzarello explicou aos convidados que o evento é uma oportunidade parar divulgar o valor e qualidade dos vinhos brasileiros em todo o mundo, servindo de suporte para a exportação dos mesmos. Além disso, a iniciativa é uma ponte para a promoção cultural de um setor “com enorme potencial de crescimento no Brasil”, acrescentou o embaixador.
“Procuramos promover cada vez mais a harmonização gastronômica entre vinhos italianos e receitas brasileiras e vinhos ítalo-brasileiros e receitas italianas, uma experiência lançada em 2021 e que despertou grande interesse e apreço”, finalizou Azzarello.
Na ocasião foi realizado debate sobre o mercado e as perspectivas do vinho ítalo-brasileiro, apresentado pelos palestrantes convidados, Felipe Galtaroça; consultor de mercado de vinhos e CEO da Ideal BI Consulting e Dieggo Bertolini; consultor de mercado, especialista em vinhos e co-fundador do portal EducaVinhos.
Em sua apresentação, Galtaroça abordou o movimento do mercado de vinhos e espumantes nas era pré e pós pandemia, a participação italiana neste cenário; as principais regiões produtoras e também falou sobre os tipos de vinhos importados pelo Brasil.
Bertolini, por sua vez, relembrou a história da migração italiana em 1875 e sua relevância no desenvolvimento e profissionalização do mercado de vinhos no Brasil. O palestrante explicou que a viticultura brasileira começou na Serra Gaúcha, região que abriga atualmente, mais de mil vinícolas em atividade.
Após as palestras e discurso do embaixador da Itália, Francesco Azzarello, os convidados degustaram vinhos de vinícolas brasileiras harmonizados com queijos e produtos de charcutaria italianos. O encontro foi prestigiado por amantes de vinhos e representantes de importadoras e distribuidoras do mercado de vinhos brasileiros.
Perfil dos palestrantes
Felipe Galtaroça – Iniciou sua experiência no mundo do vinho aos 17 anos como estagiário no departamento de marketing da importadora Expand Group, quando ainda ingressava faculdade de Administração de Empresas. Em pouco tempo, começou a gerenciar o departamento de marketing direto e digital da maior importadora do Brasil. É fundador da Ideal Consulting, empresa de consultoria em inteligência de mercado e importação no segmento de bebidas. Com oito anos de empresa atende mais de 80 mil clientes, entre ele os principais importadores do Brasil e diversos produtores ao redor do mundo.
Diego Bertolini – É consultor de mercado e especialista em vinhos, possuindo mais de 20 anos de experiência no mercado de vinhos no Brasil. Formou-se em administração de Empresas com especialização em Marketing pela Universidade Cenecista em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Pós-graduado, realizou diversos cursos de degustação de vinhos e destilados, incluindo o WSET (Wine & Spirit Education Trust), níveis I,II e III, e sommelier para a Federação Italiana de Sommelier (FISAR). Atualmente, presta consultorias para grandes e médias empresas de varejo e distribuição de vinhos no Brasil e na maior feira de vinhos da América Latina.
Fotos do evento
Deixe seu comentário