Na noite de ontem (16) o embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, e a embaixatriz Susan Hoy realizaram na residência oficial a recepção do Bloomsday para celebrar o centenário da publicação da obra Ulisses de James Joyce. O evento foi repleto de diversão, música, literatura, com direito a um show especial oferecido pela senhora Hoy. Os convidados, vestindo verde e chapéus de palha, puderam apreciar comidas e bebidas típicas.
O embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, abriu a cerimônia agradecendo a presença de todos ali presentes, especialmente aos membros da equipe da embaixada e consulados irlandeses pelo trabalho em organizar a festa, e ao presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, pela parceria. “Normalmente nós usamos esses chapéus de palhas e essas roupas antigas porque celebramos um livro que foi escrito em 1904” disse Seán.
Seán Hoy disse que diferentes atividades foram organizadas em todo o Brasil e no mundo, com 18 universidades convidadas a interpretar um capítulo do livro de Ulisses para ser reproduzida em um mural. Os painéis foram reunidos em um vídeo compartilhado com os convidados durante a cerimônia. Esse tipo de atividade, segundo o embaixador irlandês, é muito importante, pois fomenta a cooperação acadêmica e científica entre o Brasil e a Irlanda.
Durante a ocasião, foi lançado o selo comemorativo Ulisses 100 anos, uma parceria da embaixada junto com os Correios. A arte do selo produzido pelo designer dos correios, Daniel F., teve como ponto de inspiração as localidades onde ocorrem os episódios das obras de James Joyce, empregando o mapa da cidade de Dublin, na Irlanda, como imagem de fundo.
No intuito de reforçar a identidade irlandesa no selo, foi utilizado largamente o verde, com alguns toques de laranja. A técnica utilizada para isto foi a de ilustração vetorial. O carimbo de primeiro dia de circulação deste lançamento faz referência ao mapa da cidade de Dublin, com as localidades da obra de Ulisses.
Floriano Peixoto Vieira Neto, presidente dos Correios, conduziu o lançamento do selo comemorativo dizendo que “Com essa obliteração, com este lançamento, o selo ficará conhecido nacional e internacionalmente. Assim, essa homenagem passa a ser eternizada pelas mãos dos Correios. Nós nos sentimos muito honrados e privilegiados por participar desse momento histórico e cultural da mais alta relevância. Os correios têm orgulho de contar com sua área filatélica em âmbito mundial como uma entidade muito premiada. Os selos do Brasil são muito bonitos, artísticos e representativos”, encerrou Floriano Neto.
O Bloomsday é uma data comemorativa da Irlanda em homenagem ao personagem Leopold Bloom, protagonista da obra Ulisses de James Joyce, que narra os acontecimentos vividos por Bloom durante 19 horas do 16 de junho de 1904. O dia começou a ser celebrado no ano de 1954 na capital irlandesa, a cidade de Dublin. No Brasil, a festividade acontece em diversas capitais desde 1988, iniciativa criada pelo poeta Haroldo de Campos.
Deixe seu comentário