Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta sexta-feira (26), a Embaixada da Índia celebrou o “Dia da Constituição” com uma recepção em Brasília. O evento contou com a presença de autoridades políticas e empresariais, além da imprensa. O Diplomacia Business esteve presente na cerimônia.
Setenta e dois anos atrás, o estado indiano redigiu sua Constituição, sob a coordenação de seu “arquiteto” Bhimrao Ramji Ambedkar, que ditaria os rumos do país consolidando a sua independência da Inglaterra. A Carta Magna do país passou a vigorar em 25 de janeiro de 1960.
Segundo destacou o B.C. Pradhan, vice-chefe de missão da embaixada da Índia, “a Constituição indiana representa nossas esperanças e aspirações. É também a fonte de nosso sistema democrático de governança e nossa luz orientadora”.
O diplomata frisou que ela se baseia “na proteção dos direitos fundamentais de seus cidadãos, estabelecendo princípios diretivos bem como deveres fundamentais, que ajudam a nos guiar para uma nação vibrante, democrática e progressista. A Constituição consagra o ideal da construção de uma sociedade inclusiva”.
O chefe da missão diplomática disse ainda que o documento máximo do seu país “nos inspira a fazer parcerias com nações democráticas como o Brasil em nossa busca de construir um mundo melhor”.
Na sequência, também usaram o púlpito a jurista e deputada federal Bia Kicis, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e o jornalista e deputado federal Paulo Eduardo Martins. Ambos destacaram os laços de amizade que unem Brasil e Índia.
Ambos integram o Grupo de Amizade Brasil-Índia do Congresso Nacional e foram homenageados durante o evento.
Laços de amizade Brasil-Índia
Segundo dados do Itamaraty, a Índia é hoje o quarto maior parceiro comercial do Brasil na Ásia, depois do Japão, da China e da Coreia do Sul. E o Brasil é o maior parceiro comercial da Índia na América Latina, à frente do México. Existem, atualmente, 33 empresas indianas atuando em território brasileiro nos setores farmacêutico, químico e petroquímico, de engenharia, tecnologia da informação, petróleo e gás.
Tanto Brasil quanto Índia integram o bloco econômico dos BRICS. No início de 2020, o presidente Jair Bolsonaro fez visita oficial à Índia quando os dois Governos assinaram 15 pactos em áreas diversas, englobando áreas comerciais, de bioenergia, segurança cibernética e agropecuária.
O primeiro-ministro indiano Nerendra Modi veio ao Brasil no ano anterior e durante a pandemia houve uma aproximação ainda maior das duas nações.
Crédito das fotos: Embaixada da Índia/Reprodução