Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Embaixada da Índia no Brasil recebeu, na noite de terça-feira (15), convidados para celebrar os 76 anos da independência do país e os 75 anos de relações diplomáticas com o Brasil.
Como parte das celebrações da noite tiveram duas exposições: “Olhos da Índia: Um olhar sobre a alma da Índia através das lentes de Julia Dias Leite” e “Guardiões da Natureza: Uma celebração das Culturas Nativas”, de autoria da artista Cristina Ravagnani.
Suresh Reddy, embaixador da Índia no Brasil, em seu discurso falou um pouco sobre a frutífera trajetória de seu país ao longo dos anos e sua conquista em diversos setores, como o espacial, Tecnológico e digital. Destacou também a economia indiana que pode se tornar a quarta maior do mundo em um período de 5 anos, ultrapassano o Reino Unido.
“Já estamos nos preparando para a comemoração dos 100 anos de nossa independência. Como exposto por nosso primeiro-ministro, Narendra Moodi, temos a meta de nos tornarmos um país desenvolvido até 2047”, acrescentou o embaixador.
Suresh também reforçou as constantes visitas de alto nível entre Índia e Brasil e disse que o relacionamento econômico tem sido “um dos aspectos mais dinâmicos de nossa parceria”. Nos últimos dois anos, o comércio bilateral dobrou para mais de US$ 15 bilhões, tornando a Índia o quinto maior parceiro comercial do Brasil.
No que diz respeito à investimentos, “as empresas brasileiras têm investido nos setores automotivo, TI, mineração, energia, biocombustíveis, calçados na Índia, enquanto as empresas indianas têm investido em setores como TI, Farmacêutico, Energia, agronegócio, mineração, engenharia e automóveis”.
O senador Nelsinho Trad, em sua fala elogious as relações compartilhadas entre Índia e Brasil, definindo-as como amistosas e estruturadas. “Quando atuamos com política internacinal, temos que buscar sempre a intensidade das relações diplomáticas. Atrás desta, advém as relações comerciais”, continuou.
Trad, que é também pesidente do Grupo Parlamentar Brasil-Índia, elogiou o embaixador indiano que, com sua personalidade única, consegue consolidar, com maestria, cada vez mais os laços diplomáticos entre as duas nações, além de ser um grande amigo.
O ex embaixador do Brasil na Índia, André Correa do Lago disse que “ter sido embaixador do Brasil na Índia foi uma das maiores alegrias da minha vida”. Na oportunidade, Lago destacou que os avanços alcançadas pela Índia, ao longo de 76 anos, é “impressionante” e que atualmente, o país asiático é uma referência mundial.
No âmbito dos laços diplomáticos entre o Brasil e a Índia, Lago lembrou que os dois países compartilham interesses em comum, apoiando-se mutuamente em foruns internacionais, além de serem membros de diversos grupos em comum, como o BRICS e o G20, por exemplo.
O evento foi recheado de cultura e tradição indiana, com muita música e apresentação das danças de Bollywood do CentreStage e Dance Group. Os convidados puderam ainda apreciar uma grande variedade de pratos típicos doces e salgados.
Sobre as autoras das exposições
Julia Dias Leite
É CEO do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), e presidente do Conselho de Administração da Piemont Holding, membro do Conselho Superior de Comércio Exterior – COSCEX da FIESP e do Conselho de Administração da Elea Digital. Também liderou algumas das mais renomadas instituições independentes de relações exteriores do Brasil, reunindo uma vasta rede do setor privado, escritórios governamentais e organizações oficiais no Brasil e no exterior.
Cristina Ravagnani
Artista plástica de Cravinhos, cidade do interior de São Paulo. Desde pequena já mostrava sinais da sua capacidade artística. É formada em Design de Interiores e Arquitetura e também cursou técnicas em pinturas em Paris, na Academia de La Grande, em Montmartre. Logo após cursou “conservação e restauração de templos religiosos” em Ouro Preto e Mariana/MG e no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Suas obras se destacam pelo uso das cores e olhares expressivos. A artista vem explorando, principalmente, preservação da natureza em seu estilo figurativo.