Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Embaixada da Eslovênia no Brasil, em parceria com a Embaixada da Bolívia e com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília promoveu ontem (16) o coquetel de abertura da exposição da artista eslovena Ejti Stih.
Em seu breve discurso de abertura, o embaixador da Eslovênia no Brasil, Gorazd Renčelj, disse que “a inauguração dessa exposição é o segundo ato de celebrações da cultura eslovena este mês”.
Para a noite de hoje “gostaria de destacar o poder e a beleza da cultura que se abre para fora disposta a encontrar e ser enriquecida por outras culturas. É deste ponto de vista que está noite celebramos a pintura de Ejti Stih”, continuou Renčelj.
O embaixador esloveno explicou que o título por trás das obras de Ejti Stih “Uma Árvore Sem Nome” remete a uma anedota de um dos escritores da Eslovênia mais lido da atualidade, Drago Jancar.
Em seu livro, Jancar retrata uma história convincente e universalmente significativa sobre um indivíduo que confronta as restrições à verdade impostas por sua e todas culturas.
O encarregado de negócios da Embaixada da Bolívia no Brasil, Horácio Villegas disse que teve a oportunidade de conhecer Etjti Stih e seu marido poucos dias antes do evento. “São pessoas queridas e simpáticas, cuja perspectiva de vida celebro e compartilho”. Ele também elogiou o trabalho da artista e seu olhar diferenciado sobre as diversas realidades do mundo.
Destaque da noite, Etjti Stih comentou que “arte e cultura são coisas que nos cercam. Sempre”. Explicou que sua obra é dividida em três séries: Sin Tierra, Paisage En Gris e Personajes com vinte obras ao total, onde ela apresenta em suas criações um espelho gigante que reflete as características da sociedade caótica, ao mesmo tempo que enfatiza conflitos existenciais por meio de seu olhar crítico.
Ao final, a artista agradeceu todos que tornaram o evento possível e disse também que está muito feIiz em ter recebido a Medalha Cultural e ter tido a oportunidade de conhecer Brasília, “a Meca dos arquitetos”, brincou.
A exposição da artista eslovena fica no Hall do Museu do CCBB, no 1º andar de 17 de fevereiro a 16 de abril. A entrada é gratuita mediante emissão de ingressos de terça-feira a domingo de 09h às 19h.
Sobre a artista
Ejti Stih nasceu na Eslovênia em novembro de 1957, e estudou na Academia de Belas Artes em Ljubjana. Vive e trabalha em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia desde 1982. Ao longo de sua carreira como artista plástica, já realizou mais de 50 exposições individuais em diversos países da Europa e América Latina, além de participar de importantes exposições internacionais.