Getting your Trinity Audio player ready...
|
Por ocasião do 33º Dia Nacional da Eslovênia e da visita oficial da Vice-Primeira Ministra e Ministra das Relações Exteriores e Europeias, Tanja Fajon, a Embaixadora eslovena no Brasil, Mateja Kracun, recebeu, na noite de quinta-feira (04), na Residência Oficial em Brasília, convidados para uma calorosa recepção.Entre os convidados, estiveram também presentes, a Secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, Embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes e o Presidente da Frente Parlamentar de Amizade Brasil e Eslovênia, Deputado Fernando Monteiro.
Ao proferir seu discurso, a Embaixadora da Eslovênia no Brasil, Mateja Kracun, sublinhou que a relação de seu país com o Brasil se estende às questões globais, onde trabalham juntos nas organizações internacionais para combater as mudanças climáticas, promover os direitos humanos, bem como promover a paz, a segurança e o desenvolvimento sustentável. “Nossas relações no âmbito econômico estão prosperando, assim como o setor de investimentos e tecnologia”, disse.
Reforçou que o ano corrente tem sido bastante ativo para a embaixada, abrangendo visitas diversas a variados estados brasileiros na procura de colaborações, parcerias e negócios em prol do fortalecimento das relações diplomáticas entre a Eslovênia e o Brasil.
Grandre destaque é o trabalho desenvolvido pela Embaixadora com o manejo de abelhas e meio ambiente. Como informado por Kracun, recentemente, a embaixada instalou 30 colmeias no quilombo a fim de apoiar os quilombolas na preservação da floresta Amazônica, além de garantir uma renda extra para as famílias. Sem ferrão, as abelhas introduzidas são de espécie nativa do Brasil, o que facilita a criação e evita impactos negativos na flora e fauna locais.
A Eslovênia é um país que tem como prioridade o cuidado com o meio ambiente, sustentabilidade, acesso universal à água e diversas outras questões ambientais e ecológicas. A apicultura promove a segurança alimentar e protege a biodiversidade, pois as abelhas e outros polinizadores garantem a manutenção ecológica dos ecossistemas.
Kracun falou também sobre as reuniões durante eventos multilaterais, incluindo uma reunião de mais alto nível entre os presidentes de ambos os países, durante a COP28 em Dubai, e disse estar ansiosa pela COP30 em Belém, sob os auspícios do Presidente Lula. “O meio ambiente e sua proteção estão no topo da agenda de nossos governos, sendo o tema discutido durante as Jornadas da América Latina e do Caribe, organizadas anualmente pelo Ministério esloveno”, acrescentou a diplomata.
Como informado pela Embaixadora, o Brasil participou do evento desde sua primeira sessão e contribuiu em todos os debates com sua valiosa experiência. “Devo mencionar aqui a questão do combate às mudanças climáticas, cuja importância ainda foi incomparável no Brasil e as enchentes devastadoras do Rio Grande do Sul nos lembram disso”.
Finalizou expressando seu mais profundo desejo de continuar trabalhando para nutrir e a expandir essa parceria com base nos valores partilhados de democracia, inovação e cooperação, inspirados na crença de que juntos é possível alcançar grandes coisas.
Convidada de honra, a Vice-Primeira-Ministra e Ministra das Relações Exteriores e Europeias, Tanja Fajon, destacou os sólidos laços compartilhados entre a Eslovênia e o Brasil desde tempos atrás. “O Brasil foi o primeiro país que reconheceu nossa independência e isto significa muito para nós”.
Sublinhou que os dois países, apesar de distantes geograficamente, estão enraizados em valores em comum, como a democracia e a luta pela paz e fim dos conflitos, tópico discutido em sua reunião com o Chanceler brasileiro, Mauro Vieira. Na ocasião, os ministros discutiram grandes temas globais da atualidade, como o panorama político na Europa e as eleições na Venezuela. Também foram assinados acordos sobre serviços aéreos e turismo.
Ao mencionar os conflitos atuais, Fajon reiterou o apoio esloveno à Ucrânia e à urgência do cessar- fogo em Gaza, assim como a necessidade da criação de dois Estados. A Eslovênia anunciou o reconhecimento do estado palestino em junho e preza fortemente pela autoderminação dos povos, proteção da lei internacional e da ordem mundial, além de todos os valores pregados pela Carta da ONU. “Embora pequena, a Eslovênia é a terra de um povo forte e ambicioso e além disso, procuramos ser bastante consistentes na nossa política”.
Fajon concluiu seu discurso afirmando que sua visita ao Brasil foi essencial para elevar a cooperação Eslovênia-Brasil a um nível mais alto, destacando o poder e a importância da conectividade entre as nações para um mundo melhor.
A Secretaria de Europa e América do Norte do Itamaraty, Embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, enfatizou que como países democráticos, Brasil e Eslovênia estão “enfrentando, atualmente, com uma chamada importante para a ação, para defender os princípios e instituições paramentais para nossas sociedades livres, e para garantir que o progresso tecnológico contribua a enriquecer a participação política, sem aumentar, fomentar a polarização e o extremismo”.
Lembrou ainda que a Associação Eslovena, juntamente com o Conselho de Segurança das Nações Unidas, neste, e no próximo ano, oferecem a oportunidade perfeita para melhorar a coordenação e o diálogo entre as nações acerca de problemas multilaterais. “Desde o ano passado, nós estamos trabalhando juntos para fortalecer e expandir nossas relações bilaterais, com uma agenda vibrante de visitas de nível alto, marcada pela visita do Presidente esloveno em Brasília, o que certamente aumentou nossos intercâmbios políticos, decidindo nos apresentar com a oportunidade de explorar novas possibilidades de cooperação e potenciais escondidos para aumentar o comércio e os investimentos”.
Por sua vez, o Presidente da Frente Parlamentar de Amizade Brasil e Eslovênia, Deputado Fernando Monteiro, realçou em seu discurso que a Eslovênia, com sua rica história e notáveis avanços em diversas áreas, tem sido uma parceira valiosa para o Brasil, contribuindo significativamente para o enriquecimento das relações bilaterais.
“Mas a cooperação entre Brasil e Eslovênia vai muito além. Abrange uma vasta gama de áreas, desde o comércio e investimentos, ciência e tecnologia, até a cultura e a educação. Estes esforços conjuntos têm gerado benefícios tangíveis para nossas nações, criando oportunidades de crescimento econômico, intercâmbio de conhecimentos e fortalecimento de laços culturais”, prosseguiu o Deputado.
Ressaltou também a importância do diálogo contínuo e da construção de pontes entre nossas comunidades empresariais e acadêmicas. A troca de experiências e a colaboração em projetos de pesquisa e inovação têm se mostrado extremamente frutíferas, impulsionando avanços que beneficiam diretamente ambas as sociedades.
Monteiro disse ainda que o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil Eslovênia está comprometido em aprofundar ainda mais as relações entre os países, explorando novas áreas de cooperação e fortalecendo os laços de amizade que unem os povos.
Fotos: William e o Mundo.