Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em comemoração aos 90 anos de Relações Diplomáticas entre Brasil e Bulgária, a Embaixada da Bulgária em Brasília inaugurou nesta quinta-feira (02) a Exposição “As Cores da Bulgária”, da artista búlgara Petya Ilieva. Suas obras são caracterizadas pelas cores vivas dos bordados búlgaros e pelos ícones folclóricos de todas as regiões do país. O estilo se tornou uma marca registrada do artista.
Na abertura da solenidade, a Embaixadora da Bulgária no Brasil, Bojidara Sartchadjieva, em breves palavras, disse estar bastante feliz em comemorar o aniversário de 90 anos das Relações Diplomáticas com o Brasil com a Exposição, destacando que, para além da cultura, existem diversas coisas que unem sua terra natal com o Brasil.
A artista Petya Ilieva contou que suas obras retratam “os elementos dos nossos costumes tradicionais, sendo parte de uma rica herança cultural”. Explicou que “por meio da energia das cores, o espectador poderá sentir a energia vibrante búlgara que os salvou através da história”.
“Meu objetivo é mostrar a um amplo público internacional parte do nosso rico patrimônio cultural imaterial criado por mulheres. Ornamentos, formas e cores de trajes nacionais, tapetes e têxteis domésticos de todas as sete regiões folclóricas da Bulgária”, contou Ilieva.
Conhecida como a “Embaixadora da Cultura Búlgara”, Ilieva é fundadora do festival anual das culturas dos povos Art4Diplomacy (Arte para Diplomacia) e trabalha com as missões diplomáticas da Bulgária em várias iniciativas.
Sobre Petya Ilieva
Renomada artista búlgara e designada “Embaixadora da Cultura Búlgara”, suas pinturas já foram exibidas em diversos países ao redor do mundo. A talentosa artista já apresentou a beleza da Bulgária em quase 50 países em 6 continentes, incluindo a distante Antártida. O Presidente da França, Emmanuel Macron, inclusive, possui uma de suas obras.
Ilieva desenha desde pequena e recebeu seu primeiro grande prêmio aos 9 anos. Formada pela Escola Nacional de Arte “Ilia Petrov” em Sofia, depois estudou “Pintura e Estética” na “Sts. Cyril e Metódio” em sua cidade natal, Veliko Tarnovo. Posteriormente especializou-se em “Restauração Mural” em Viena, participando, de 1995 a 2010, na restauração de 8 locais icônicos.