O Dia Internacional da Francofonia é celebrado anualmente no dia 20 de março com o objetivo de promover a língua francesa em todo o mundo.
Peter Claes, embaixador da Bélgica no Brasil e sua esposa, a embaixatriz Alexandra, reuníram convidados em uma recepção na noite de quarta-feira (8) para assistir a um concerto musical em celebração ao mês da Franconia.
Na ocasião, o embaixador explicou que “a celebração é tradição em todo o mundo e pretende, acima de tudo, reunir todas as pessoas que se associam à cultura francesa e aos valores fundamentais e universais que ela carrega desde a primeira publicação da Declaração dos Direitos Humanos no século XVIII”.
Sobre os músicos, Claes comentou “Juliette, que toca flauta, tem raízes franco-portuguesas e vem de uma formação musical clássica. Jonas, por sua vez, é belga e se identifica mais com o mundo do jazz, tocando o acordeão. Os músicos se conheceram em Bruxelas, capital da Bélgica, e desde então decidiram seguir juntos o caminho musical”.
Durante seu discurso, agradeceu à responsável pela área cultural e de comunicação da embaixada da Bélgica, Dinah, por seu destaque na coordenação de diversas iniciativas internacionais na capital federal.
Aproveitando a oportunidade, Claes finalizou com breves palavras sobre o dia internacional da mulher, reforçando que a luta por um mundo mais igualitário e inclusivo deve continuar diariamente.
A Bélgica participa ativamente do movimento “Ela Decide”, que defende o direito de mulheres e meninas escolherem livremente o que querem fazer com seus corpos, suas vidas e seu futuro.