Para comemorar o Dia Nacional da República da Áustria, a Embaixada deste país no Brasil realizou, na noite de quinta-feira (26), uma recepção na chancelaria em Brasília com comidas e bebidas típicas. Entre os convidados, estavam embaixadores, representantes do corpo diplomático, autoridades do Governo Federal e imprensa.
O Embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, iniciou seu discurso enfatizando que “durante as longas e difíceis negociações que antecederam a promulgação da lei para a soberania austríaca, houve um país que sempre esteve ao nosso lado, e este foi o Brasil”.
Em 1952, o Brasil apresentou a resolução à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) pedindo uma restauração imediata e incondicional da soberania e integridade territorial da Áustria.
Scholz reforçou alguns dos passos desenvolvidos no âmbito bilateral entre Brasil e Áustria, como reuniões de Alto escalão para tratar de assuntos de interesses em comum, e falou também sobre a recente visita da Embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes a Viena para tratar de perspectivas sobre o panorama estratégico das relações Austro-Brasileiras.
Lembrou ainda do Acordo sobre Ciência e Tecnologia que finalmente entrou em vigor, e focará nas “áreas de energias renováveis, alterações climáticas, da transformação para uma economia verde” e sobre a Áustria ter continuado a ser a cofundadora da articulação dos direitos das mulheres indígenas.
“O primeiro financiamento ajudou a criar uma rede de mulheres ativistas indígenas e elas realizaram a primeira audiência histórica no Congresso Brasileiro e a Áustria está muito ligada a este processo”, completou Scholz.
O diplomata austríaco finalizou seu discurso contando um pouco sobre outros avanços nas relações Áustria-Brasil, agradecendo pela cooperação do Governo brasileiro em trabalhar para fomentar cada vez mais as relações históricas com a Áustria.
A Secretária-Geral para América do Norte e Europa do MRE, Maria Luisa Escorel de Moraes disse que celebração é particularmente especial, pois acaba de retornar de sua visita a Viena, à frente da delegação brasileira para a oitava reunião de consultas políticas entre os países, após um hiato de quatro anos.
“Durante a minha visita, tive a oportunidade de discutir o estado das nossas densas relações políticas, econômicas e culturais, assim como os acordos bilaterais que estão a ser negociados ou qud já estão assinados”, contou.
Recentemente, a Áustria, tal como um número crescente de outras nações europeias, decidiu adquirir unidades da aeronave Embraer KC 390 Millennium Military Transport. É a primeira vez que equipamento militar brasileiro será introduzido nas Forças Armadas Austríacas e isso fortalecerá o diálogo político.
“Esta decisão abre caminho ao estabelecimento de uma parceria duradoura com um potencial significativo de repercussões nos domínios da ciência e tecnologia, da economia e da cooperação no domínio da defesa”, acrescentou Escorel.
Destacou também que as relações entre as duas nações são fortalecidas pelo compromisso partilhado com o multilateralismo e a paz. Finalizou sua fala recordando a tradicional amizade que une os países ao longo de quase dois séculos de relações diplomáticas, e desejando os melhores e mais sinceros votos de paz e prosperidade ao povo da Áustria.