Getting your Trinity Audio player ready...
|
Autoridades da Áustria estão celebrando o bicentenário da independência do Brasil com várias comemorações. Em Brasília, a abertura desses eventos se realizou com um concerto musical, terça-feira à noite, 22, no Museu da República, promovido pelo embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, e a embaixatriz Angelica Scholz.
O concerto, executado pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, foi também uma homenagem à memória do escritor austríaco Stefan Zweig, por ocasião dos 80 anos de seu falecimento. Stefan Zweig faleceu em 1942 e se tornou uma referência para intelectuais que fugiram dos horrores da tirania do século XX e encontram refúgio no Brasil.
Antes de iniciar o concerto musical em Brasília, foi concedido a Comenda Cruz de Ouro da Ciência e da Arte da República da Áustria ao maestro Claudio Cohen, membro fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. A Comenda foi entregue ao maestro pelo embaixador Stefan Scholz.
Maestro Claudio Cohen
Na oportunidade, o embaixador Stefan Scholz destacou a contribuição que o maestro Claudio Cohen tem dado à música de Brasília e de todo o país. “O maestro tem forte ligação com a Áustria, país que não só cultiva a tradição dos estilos clássicos como tem contribuído para tornar conhecida a música de outros compositores”, disse o embaixador.
O embaixador Stefan Scholz agradeceu aos diplomatas, políticos e amigos da Áustria pela presença ao concerto. Entre os presentes compareceram o embaixador Sidney Romeu; o presidente do Grupo Parlamentar Austríaco Brasileiro, deputado Zacarias Calil, de Goiás; o deputado austríaco de São Paulo, Frederico d’Vila; e o representante da do Clube Hebraica de São Paulo, Peter Kaufman.
“Esta noite estamos celebrando a condecoração do maestro Cohen, com um concerto maravilhoso”, disse o embaixador, pouco antes da recepção na sede da embaixada da Áustria, em Brasília. Destacou que a oportunidade foi não apenas de olhar para trás, “mas também de olhar para frente, de olhar para todas essas pessoas que vieram prestigiar o maestro e de todas as suas conquistas, apesar de todas as outras condecorações que você já tenha recebido”.
Dona Leopoldina
Como parte das comemorações do bicentenário de independência do Brasil, a embaixada da Áustria em Brasília também está preparando um seminário inspirado nas ideias da imperatriz Dona Leopoldina, da Áustria. Em recente entrevista ao Diplomacia Business, o embaixador Stefan Scholz lembrou que o papel da Dona Leopoldina da Áustria nos acontecimentos da independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 não pode ser subestimado. “Mais importante ainda é sua alta formação intelectual e sua formação socialmente consciente como princesa de Habsburgo, uma tradição que foi passada para sua neta, a Princesa Isabel, e que contribuiu para a abolição da escravatura”, disse o embaixador.
Ainda dentro das comemorações do bicentenário de independência do Brasil, estão previstos outros eventos. A fábrica de porcelana de Viena Augarten, fundada em 1718, planeja uma edição especial de peças de porcelana com temas da flora e fauna brasileira. No Museu de Ciências Naturais de Viena também haverá uma mostra sobre o Brasil, a partir do dia 6 de junho.