O Presidente Jair Bolsonaro chegou à Roma, na Itália, nesta sexta-feira (29) para participar da Reunião de Cúpula do G20, grupo que reúne os 19 países mais ricos do mundo mais a União Europeia, que ocorre neste sábado e domingo (30 e 31).
Ele chegou à capital italiana acompanhado pelos ministros Paulo Guedes, da Economia, Carlos Alberto França, das Relações Exteriores, e João Roma, da Cidadania.
O primeiro compromisso oficial do Presidente Jair Bolsonaro foi um encontro com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Palácio Quirinal, residência oficial do chefe de Estado italiano. Segundo foi divulgado à imprensa, um dos temas principais da conversa foi com relação a venda de produtos militares. Os Italianos tem interesse no nosso cargueiro kC 390, e o Brasil quer os blindados Centauro 2.
O governo brasileiro busca ampliar esse comércio para equilibrar a balança comercial, hoje favorável aos italianos que vendem mais produtos para nós. Bolsonaro também pediu a Matarella reciprocidade na permissão para a entrada de brasileiros na Itália.
Reunião do G20
Neste sábado e domingo, o Presidente Jair Bolsonaro participa da Cúpula de Líderes do G20, tem encontros bilaterais com autoridades estrangeiras e reuniões internas. Na reunião de cúpula, os líderes vão discutir temas como a retomada econômica pós-Covid-19, mudanças climáticas e saúde pública.
Os eventos ocorrerão no Centro de Conferências de Roma.
O Brasil é um membro do G20 desde a fundação do grupo em 1999. O país vai assumir a presidência rotativa em 2024. O grupo representa 60% da população mundial, 80% da economia global e 75% do comércio e exportações do planeta.
Deixe seu comentário