O G20 Brasil, em mais uma ação de acessibilidade e inclusão cultural, lançou a versão em japonês do e-book oficial sobre a presidência brasileira do grupo, em parceria com a Embaixada do Japão. Esta versão se soma a uma série de publicações que já incluem português, inglês, espanhol, mandarim e guarani, reforçando o compromisso da presidência brasileira de tornar as informações sobre o fórum das maiores economias do mundo acessíveis para públicos diversos.
A Embaixada do Japão destacou o valor desta iniciativa: “É uma grande satisfação para o governo do Japão contribui com a publicação do e-book em japonês sobre o G20 no Brasil. Com esta versão, esperamos aumentar a compreensão e as expectativas do G20 no Rio. Esta iniciativa reforça os laços de amizade e colaboração, que se estendem por mais de um século.”
O lançamento em japonês é parte de um esforço maior do G20 Brasil para expandir o entendimento global sobre as discussões do grupo, que envolvem temas como economia, sustentabilidade e inovação tecnológica. Recentemente, e-books em mandarim e guarani também foram disponibilizados, representando o compromisso do Brasil com a preservação da diversidade linguística e o diálogo intercultural.
O idioma japonês é utilizado por aproximadamente 127 milhões de pessoas, sendo a sexta mais falada no mundo. A maior comunidade japonesa fora do Japão está no Brasil, com cerca de 2 milhões de nipo-brasileiros.
Este movimento de inclusão reflete o fortalecimento das relações bilaterais, como destacado pela visita histórica do ex-primeiro-ministro Fumio Kishida ao Brasil em maio de 2024, e a preparação para o “Ano do Intercâmbio da Amizade Japão-Brasil” em 2025, quando se celebram 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Baixe o e-book em japonês
Fonte: G20.