Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Reino dos Países Baixos comemora, no dia 27 de abril, o Dia do Rei, em homenagem ao aniversário do monarca Willem-Alexander. A ocasião resgata características culturais e ancestrais trazidas pelos imigrantes, como por exemplo, a dança folclórica.
Em Brasília, a Embaixada do Reino dos Países Baixos recebeu, na noite de quinta-feira (25), convidados para celebrar a data com comidas típicas, como queijos holandeses e música brasileira com o grupo “Choro Delas”. Participaram da solenidade, embaixadores, representantes do corpo diplomático acreditado na Capital Federal, autoridades do Governo Brasileiro, imprensa e amigos do país.
No evento, discursaram o Embaixador do Reino dos Países Baixos, André Driessen e a Secretária do Departamento de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Embaixadora Maria Luísa Escorel de Moraes.
Relações Bilaterais
Dando início à celebração, o Embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, Andre Driessen, iniciou seu discurso ressaltando que, este ano, fazem 50 anos do estabelecimento da Embaixada holandesa em território brasileiro.
Prosseguiu dizendo que o ano de 2023 foi um marco nas relações bilaterais, por conta, principalmente, da visita do Primeiro-Ministro europeu, Mark Rutte. O encontro de Rutte com o Presidente Lula “solidificou a parceria já existente entre os dois países”.
“O Brasil e os Países Baixos possuem uma relação com vínculos muito fortes, onde compartilhamos a mesma opinião sobre diversos assuntos no âmbito internacional. O Mapa do Caminho Bilateral fortalecerá, ainda mais, nossos laços políticos e econômicos”, prosseguiu Driessen.
Segundo o Embaixador, o Mapa do Caminho Bilateral enfatiza que o Brasil é parte da solução para muitos desafios que enfrentamos hoje, como mudança climática, combate ao desmatamento, segurança alimentar e garantia de recursos naturais. “Os holandeses estão prontos para trabalhar juntamente com o Brasil”.
Driessen também elogiou o Brasil pela Presidência do G20 e falou sobre a Conferência do Clima que o Brasil sediará em 2024. “Com a Conferência do Clima, surgirão novas oportunidades de trabalho em prol de um mundo mais sustentável e equitativo”, destacou.
Dia do Rei
“O Koningsdag é um dia especial no qual celebramos tudo o que nos torna holandeses, uma sociedade aberta, inclusiva e inovadora. Mas, acima de tudo, o fato de que vivemos em paz e disfrutamos todas as liberdades da nossa democracia, firmemente enraizada na cooperação com nossos parceiros da União Europeia.
Conflitos
Ao falar dos conflitos que assolam o mundo atual, o Embaixador frisou que “a guerra em curso na Ucrânia e os conflitos no Oriente Médio mostram que os valores precisam ser defendidos com firmeza.
“É importante estarmos lado a lado com nossa família europeia e todos os nossos aliados e parceiros em todo o mundo, em defesa da democracia, contraal a agressão, defesa dos direitos humanos, de autodeterminação, da liberdade, da dignidade humana e da proteção desses valores, que são a base de nosso modo de vida”.
Brasília
“O fato de que nós, seres humanos, podemos moldar as circunstâncias para qual desejamos foi mostrado aqui em Brasília”. No último final de semana, Brasília comemorou seu aniversário de 64 anos e, “hoje também celebramos 50 anos da mudança da nossa Embaixada do Rio de Janeiro para Brasília.
A cidade que, na época, era pioneira, o que antes era uma planície empoeirada, agora se transformou numa cidade vibrante, segura, verde, com ar puro e bom clima, e que muitos milhões de pessoas, incluindo nós, do corpo diplomático, chamamos de lar”, disse Driessen ao convidar o público para conhecer a exposição de fotos que retrata o início da construção da Capital.
O diplomata finalizou sua fala, propondo um brinde à amizade e às muitas novas parcerias entre o Brasil e o Reino dos Países Baixos.
A Secretária do Departamento de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Embaixadora Maria Luísa Escorel de Moraes, por sua vez, destacou que “os países baixos são um dos nossos principais parceiros, não apenas cultivamos fortes vínculos em múltiplas áreas, mas também uma longa tradição de diálogo e de intercâmbio cultural”. Segundo ela, os Países Baixos têm, de fato, desempenhado um papel muito relevante na história brasileira.
No âmbito cultural, a Embaixadora enfatizou que o Brasil holandês deixou um rico legado na arquitetura, na culinária e nas festas populares do Brasil. “ Com isso, o país começou a elaborar o entendimento de sua identidade e muitos europeus puderam pela primeira vez admirar as belezas sobre as quais haviam apenas lido nas crônicas”.
Ao falar das boas relações compartilhadas entre o Brasil e o Reino dos Países Baixos, Escorel pontuou que por muitos anos, os laços entre os dois países têm se multiplicado, sendo assentados em fundação sólida de valores comuns.
“Nós atuamos em parceria na Arena Global, advogando pela Ordem Internacional, baseada no direito, empenhando-nos também no fortalecimento das instituições multilaterais e promovendo os direitos humanos e enfrentando o desafio da mudança do clima, isto, para nomear apenas alguns exemplos de nossa profícua colaboração”, disse.
Escorel concluiu sua fala reafirmando o compromisso do Brasil em continuar trabalhando arduamente para fortalecer, ainda mais, as sólidas e frutíferas relações com o país europeu.