Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Embaixada da Rússia comemorou nesta terça-feira (14) o Dia da Rússia em Brasília. O evento reuniu embaixadores, representantes do corpo diplomático, oficiais do governo brasileiro, oficiais do Batalhão do Rio Branco e membros da comunidade russa residentes na capital federal.
O embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, abriu a cerimônia agradecendo à secretária da Ásia, Pacífico e Rússia do Ministério das Relações Exteriores, Marcia Donner Abreu, e demais convidados pela presença na ocasião da data nacional russa.
“Propriamente a 32 anos atrás, a Rússia assumiu sua soberania, estabelecendo-se, não só como estado soberano, mas herdeiro de uma história milenar de todos os povos e nações que povoam o território russo, assumindo toda a história gloriosa e revolucionária, econômica e social, começando a viver sob o nome de Rússia; que reúne hoje mais de 200 povos e nações, que reúnem todas as religiões do globo”, disse Labetskiy.
“Hoje, ao festejarmos essa data, festejamos nosso avanço nos problemas econômicos, de segurança, problemas que abrangem todo o mundo, e nosso país também. Estamos seguindo um defendendo nossa soberania, nossa identidade, a nossa cultura e a nossa história” continuou o diplomata.
O embaixador disse que gostaria de destacar que para ele é uma honra poder trabalhar no Brasil; um país estratégico que desempenha grande função e papel na área global internacional, trabalhando junto à Rússia no BRICS e no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Segundo ele, as relações diplomáticas de amizade e parceria é a tarefa principal de cada um daqueles que agora se encontram em trabalho na cidade de Brasília.
Para finalizar, o embaixador russo disse que apesar dos últimos dois anos terem sido conturbados por conta da pandemia da covid-19, o Brasil e a Rússia tiveram avanço significativo no âmbito das relações bilaterais. “No ano passado os acordos comerciais entre os dois países atingiram 7 bilhões de dólares”, lembrou o diplomata. Destacou também que as visitas trocadas entre os governantes e ministros dos dois países abriram portas para novas cooperações.
Em seu discurso, a secretária para Ásia, Pacífico e Rússia do Ministério das Relações Exteriores, Marcia Donner Abreu, a relação do Brasil com a Rússia é longa de amizade e cooperação, e que nos últimos meses movimentou uma série de visitas importantes. De acordo com a embaixadora, a relação entre os dois grandes países, intensificou-se nos últimos anos em parcerias internacionais, dentro do BRICS e do G20, principalmente nas áreas de tecnologia, de defesa, energia e agricultura.
“Saúdo, particularmente, a trajetória crescente do comércio bilateral, que depois de um ano atípico superou 7 bilhões de dólares em 2021; e nos primeiro cinco meses de 2022 já temos quase 5 bilhões de dólares”, enfatizou Donner. A secretária comentou que apesar das dificuldades trazidas pelo recente conflito e diversas sanções, a forte relação entre o Brasil e a Rússia estão contribuindo positivamente para contornar a situação. Ao final do discurso, Donner desejou a todo o povo russo prosperidade, paz, felicidade e saúde.
O Dia da Rússia marca o aniversário do primeiro Congresso dos Deputados do Povo, no qual foi adotada a Declaração de Soberania da República Socialista Federativa Soviética da Rússia (RSFSR) no ano de 1990.