Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na última sexta-feira (3), a Embaixada da Bulgária realizou uma cerimônia de comemoração à Data Nacional. A ocasião remete ao tratado preliminar de paz entre a Rússia e o Império Otomano, em San Stefano, em 1878.
Em seu discurso, Sartchadjieva disse que “hoje é um dia que temos a oportunidade, mais do que nunca, de relembrarmos a nossa gloriosa história e todos os heróis que dedicaram força e vontade na concretização da luta nacional pela liberdade e pela restauração do Estado búlgaro”.
A diplomata falou também que na história da Bulgária há muitos eventos e datas que definiram as bases da autoestima nacional búlgaro. “Em todos os dias 3 de março podemos dizer com orgulho que todos nós continuamos a carregar o espírito indomável de nossos ancestrais. Sempre carregamos dentro de nós a história de nosso povo e nossas raízes profundas”, completou.
A embaixadora Sartchadjieva destacou que “muitas empresas búlgaras apoiam nossa causa para lembrarmos a Bulgária, e com a ajuda de muitas instituições no Brasil, além de nosso incansável trabalho aqui na embaixada, conseguimos transmitir nosso desejo de iluminar a Santa estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro com as cores nossa bandeira”.
Finalizou seu discurso reforçando a parceria mútua entre a Bulgária e o Brasil e garantiu, com carinho, que o grande rei do futebol brasileiro, Pelé, estará para sempre no coração dos cidadãos búlgaros.
Os Hinos da República da Bulgária, do Brasil e da União Europeia foram tocados no evento pela Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais.