Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Dia da África, 25 de maio, é celebrado no Brasil e no mundo todo. A data refere-se à fundação, em 1963, da Organização de Unidade Africana, agora conhecida como União Africana (UA). Em Brasília, a comemoração
começou com um almoço realizado no Palácio do Itamaraty, quarta-feira, 25, para embaixadores. O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, estiveram presentes.

Na quinta-feira, 26, as comemorações do Dia da África continuaram no Clube de Bombeiros Militares do Distrito Federal. Pela manhã foi cantado os hinos nacionais do Brasil e da União Africana, com execução da Banda dos Bombeiros do DF. Depois, começou a conferência sobre “Sustentabilidade Alimentar e Nutricional, Conexão Brasil-África”, com a professora Alessandra Santos e Santos. Em seguida, houve a palestra “Desafios e Oportunidades de Produção e Consumo”, com Giovani da Silva Ferreira. O Coral Africano também se apresentou.
O presidente do Comitê do Dia África 2022, embaixador de Cabo Verde, João Pedro D’Oliveira abriu o evento no Clube de Bombeiros Militares do DF. O embaixador cumprimentou os embaixadores africanos acreditados
no Brasil, e suas respectivas equipes, os chefes de missão não africanas, representantes do Governo do Distrito Federal e toda a corporação do Corpo de Bombeiros do DF.
“Nossa missão aqui é apenas e tão só de gratidão, agradecer a Deus que nos dá saúde e nos permite nos reunir de novo, após um período difícil de mais de dois anos”, disse o embaixador de Cabo Verde. João Pedro D’Oliveira homenageou aqueles “que ousaram e nos legaram a data 25 de maio”.

Na oportunidade, o embaixador Kenneth Felix da Nóbrega, secretário de negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, disse que o Brasil tem enorme confiança no futuro do continente africano e que há “um enorme potencial para fortalecimento e ampliação dos nossos laços de amizade e cooperação nos mais diversos domínios”.
União Africana – tem como objetivos a unidade e a solidariedade africana. Defende a eliminação do colonialismo, a soberania dos Estados africanos e a integração econômica, além da cooperação política e cultural no continente. Trabalha para promover a democracia, direitos humanos e desenvolvimento econômico na África, especialmente o aumento dos investimentos estrangeiros por meio do programa Nova Parceria para o Desenvolvimento da África. A União Africana possui 55 membros em todo o continente africano. Tem sede em Addis Ababa, Ethiopia.
Mais informações em https://au.int/