Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta sexta-feira, 27, Daniel Zohar-Zonshine, o novo embaixador de Israel no Brasil, apresentou suas credenciais a Fernando Simas Guimarães, Secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores.
Zonshine volta a Brasília, onde já serviu como conselheiro da embaixada brasileira, em 2001. Diplomata de carreira, foi diretor de Assuntos Públicos do Ministério das Relações Exteriores de Israel. Também foi nomeado cônsul-geral na Índia (2005-2008) e embaixador em Myanmar (2014-2018).
Ele substitui Yossi Shalley, que ficou em Brasília de 2017 a março de 2021. Nesse período, Brasil e Israel assinaram 10 acordos, em temas como transporte aéreo; cooperação em Ciência e Tecnologia; tratado para extradição; segurança pública e assuntos ligados à Defesa.
Na publicação do Itamaraty anunciando a chegada do novo embaixador, destacou-se que “Brasil e Israel mantêm laços históricos, que precedem a independência israelense. Nos últimos anos, ganhou impulso cooperação em áreas como saúde, educação, agricultura e inovação tecnológica – setores de ponta em Israel”.