Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy e a Embaixatriz Sneha Reddy, organizaram, na noite de quinta-feira (15), uma tradicional recepção para celebrar o 78º Dia da Independência indiana. A solenidade contou com a presença de honra do Presidente da Apex, Jorge Viana; do Secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo Paes Saboia; e da Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck, que recebeu flores na ocasião.
A noite festiva foi uma verdadeira imersão na cultura indiana, com apresentações de danças tradicionais e um desfile das famosas vestimentas locais, como os belíssimos e icônicos saris e os alwar kameez. Os convidados puderam também degustar inúmeras delícias da gastronomia do país, considerada uma das mais variadas e saborosas mundo afora, sendo caracterizada pelo extenso uso de vários tipos de temperos, ervas e outros vegetais.
Em seu discurso, o Embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy destacou que desde a celebração da independência do ano passado, “a Índia acolheu uma cimeira de 125 países em desenvolvimento; a 18ª cimeira do G20, e também alcançou a lua e o sol, com as missões aeroespaciais Chandrayaan e Aditya-1”.
Reforçou que como uma imensa democracia, os indianos se orgulham de ter conduzido, com sucesso, as eleições indianas. “Alguns números impressionantes, 950 milhões de eleitores e mais de 1 milhão de assembleias de voto, espalhados por 36 estados e territórios federais, refletem a escala do exercício”, acrescentou.
No âmbito da agenda bilateral da Índia com o Brasil, Reddy mencionou que os dois países contam, atualmente, com um intercâmbio de mais de 40 delegações durante o curto período de um ano, incluindo as visitas, ao país asiático, do Presidente da APEX Brasil, Jorge Viana; do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro e também as visitas dos Governadores do Mato Grosso do Sul, Paraná e Maranhão.
Na frente política, o Embaixador sublinhou que foi iniciado o diálogo em novas áreas. No que diz respeito ao comércio bilateral, enfatizou que “tem havido um crescimento saudável nos setores, incluindo o estabelecimento de joint ventures na Índia e Brasil”. Já na esfera cultural, o Dia Internacional da Yoga, por iniciativa da embaixada, foi comemorado em mais de 20 locais diferentes no Brasil. No Mato Grosso do Sul, o esporte foi anunciado como parte dos currículos escolares.
Ao falar das prospecções futuras, Reddy disse ter certeza que as relações com o Brasil tendem a ganhar ainda mais impulso, lembrando que diversos ministros indianos são esperados no Rio de Janeiro para as reuniões do G20 a serem concluídas em novembro. Finalizou agradecendo ao Embaixador Saboia e equipe, ao Itamaraty e outras alas do Governo Brasileiro por todo o apoio e contribuição ativa no fortalecimento das relações diplomáticas.
O Presidente da Apex, Jorge Viana, lembrou que entre os diversos fatores que demonstram as frutíferas relações do Brasil com a Índia, estão a matriz genética do gado brasileiro que é de origem indiana, assim como boa parcela dos alimentos consumidos pela população brasileira, cujas plantas originárias foram trazidas da Índia e adaptadas ao Brasil.
Sublinhou que agora, no terceiro mandato do Presidente Lula, o grande desafio é ampliar o fluxo de comércio entre as duas nações. “O Embaixador Suresh está muito empenhado nesse propósito e o mesmo eu posso dizer que o governo brasileiro que tem a Índia como uma prioridade”, disse.
Segundo Viana, o fluxo de comércio exterior que o Brasil compra é vende na Índia é ainda muito pequeno diante do potencial existente. “Nós estamos falando de 11 bilhões de dólares, que é um número elevado, mas muito pequeno diante de toda a nossa capacidade. Nós da Apex, junto da Embaixada, traçamos um mapa de atração de investimentos de oportunidades para o Brasil”. Viana informou que o projeto vai ser lançado em breve.
O chefe da Apex aproveitou a oportunidade para ressaltar o quanto a Índia é referência, à nível mundial, no avanço tecnológico, desempenhando grande importância também nos diferentes setores estratégicos da economia.
Viana concluiu seu discurso garantindo que com trabalho árduo, o excelente relacionamento compartilhado entre os dois países crescerá ainda mais.
Por sua vez, o Secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Eduardo Paes Saboia, mencionou que “nos últimos 76 anos, o Brasil e a Índia estiveram unidos por “valores compartilhados, como a busca pela paz, a promoção da cooperação e o compromisso com o desenvolvimento sustentável, que constituem a base da relação duradoura, complementada pela força e diversidade das sociedades, pelas sinergias entre as economias e pelos interesses convergentes dos governos”.
O Secretário reforçou que ambos os países são democracias vibrantes que aprenderam a aproveitar a riqueza das suas sociedades multiétnicas e multiculturais, onde a tradição de tolerância e inclusão se traduz num compromisso partilhado à resolução pacífica de disputas e à promoção da paz entre as nações.
Segundo Saboia, juntos, o Brasil e a Índia podem desempenhar um papel distinto como vozes líderes do Sul global. Como presidente do G20 no ano passado, a Índia fez um trabalho extraordinário promovendo discussões sobre questões importantes para o Sul global. Além disso, mantiveram um diálogo e coordenação estreitos no âmbito do BRICS.
“Em linha com a forte amizade entre os nossos países, gostaria de expressar o meu apreço ao Embaixador Suresh Reddy, que se tornou um bom amigo e um parceiro valioso. Seu entusiasmo e dedicação continuam a me inspirar, e estou confiante de que nossa parceria continuará a refletir os profundos laços de amizade e respeito que unem o Brasil e a Índia”, finalizou o Secretário.