Getting your Trinity Audio player ready...
|
A agenda incluiu a 93ª edição da Feira Internacional dessa cidade, e a II Sessão do Comitê Empresarial bilateral em Istambul, localizada a 448 quilômetros dessa capital.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores de Cuba, ambos os fóruns contaram com a presença da Câmara de Comércio da maior das Antilhas, do Ministério do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, de uma representação de 20 empresas e da sede diplomática em Havana.
Também estiveram presentes as Câmaras de Comércio Turcas, a DEIK e mais de trinta empresas turcas interessadas em desenvolver e estabelecer relações econômicas com a nação caribenha.
O texto também afirma que durante a inauguração da 93ª edição da Feira Internacional de Izmir, Cemil Tugay, prefeito de Izmir, mencionou a participação de Cuba como convidada de honra nessa edição.
Como parte do evento, os oradores turcos apresentaram os principais resultados e objetivos econômicos da Turquia e mencionaram o interesse em aumentar as exportações, substituir as importações, aumentar o investimento e diminuir a inflação.
Da mesma forma, durante uma reunião bilateral entre as Câmaras de Comércio, as partes apresentaram o cenário econômico atual, bem como as prioridades e potencialidades identificadas para o desenvolvimento de laços econômicos, comerciais e financeiros.
Além disso, houve a assinatura do acordo de cooperação que atualiza o assinado em 1994, a promoção da Feira Internacional de Havana e a entrega de cartas-convite.
Durante a missão empresarial cubana à Turquia, as empresas cubanas participaram de mais de 80 reuniões com resultados como: progresso nas negociações do projeto em andamento no campo da construção.
Também foram realizados intercâmbios para aumentar a presença da Turkish Airlines em Cuba, além do estabelecimento de vínculos com novos operadores turísticos e o trabalho em novas atividades promocionais para o destino caribenho.
Fonte: Prensa Latina.