Getting your Trinity Audio player ready...
|
O crescimento do comércio global em 2023 diminuirá para 1,7%, informou a Organização Mundial do Comércio (OMC) em seu relatório anual de estatísticas e perspectivas comerciais, publicado na quarta-feira.
O volume do comércio mundial de mercadorias foi prejudicado pelos efeitos do conflito na Ucrânia, alta inflação, política monetária mais rígida e incerteza no mercado financeiro, disse o relatório.
No entanto, a previsão de crescimento do comércio em 2023 está acima da estimativa anterior de 1,0% de outubro passado. O ajuste da China em suas medidas contra a COVID-19 é um “fator chave” nesse aumento, disse o relatório. Espera-se que a reabertura da China impulsione o comércio internacional, disse o relatório.
Arrastado por uma forte queda no quarto trimestre, o volume do comércio mundial cresceu 2,7%, “um aumento menor do que o esperado”.
Segundo economistas da OMC, o PIB global a taxas de câmbio de mercado crescerá 2,4% em 2023. Enquanto isso, as projeções para o crescimento do comércio e do PIB em 2023 estão abaixo das médias dos últimos 12 anos, de 2,6% e 2,7%, respectivamente.
“Os efeitos prolongados da COVID-19 e as crescentes tensões geopolíticas foram os principais fatores que impactaram o comércio e a produção em 2022, e provavelmente será o caso em 2023 também”, disse Ralph Ossa, economista-chefe da OMC.
Os aumentos das taxas de juros nas economias avançadas também revelaram fraquezas nos sistemas bancários que podem levar a uma instabilidade financeira mais ampla se não forem controladas, disse ele.
“Governos e reguladores precisam estar alertas para esses e outros riscos financeiros nos próximos meses”, acrescentou.
“O comércio continua sendo uma força de resiliência na economia global, mas continuará sob pressão de fatores externos em 2023. Isso torna ainda mais importante para os governos evitar a fragmentação do comércio e abster-se de introduzir obstáculos ao comércio”, disse a diretor-geral da OMC Ngozi Okonjo-Iweala.
“Investir na cooperação multilateral em comércio, como fizeram os membros da OMC em nossa Décima Segunda Conferência Ministerial em junho passado, reforçaria o crescimento econômico e os padrões de vida das pessoas no longo prazo”, enfatizou.
De acordo com o relatório, o crescimento do comércio global deve se recuperar para 3,2% em 2024, com o crescimento do PIB global subindo para 2,6%.
A estimativa é mais incerta do que o normal devido à presença de riscos negativos substanciais, incluindo tensões geopolíticas, choques de oferta de alimentos e a possibilidade de consequências imprevistas do aperto monetário, acrescentou o relatório.
Um logotipo da Organização Mundial do Comércio (OMC) é visto em Genebra, Suíça, em 5 de abril de 2023.