Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em 2 de setembro de 1945, Ho Chi Minh, que liderava o movimento nacionalista Viet Minh, proclamou a independência nacional do Vietnã, anunciando o nascimento da República Democrática do Vietnã, que é atualmente a República Socialista do Vietnã.
Na terça-feira (30), aconteceu uma recepção para celebrar os 77 anos da independência do Vietnã. O evento no Porto Vittoria contou com a presença de embaixadores, membros do corpo diplomático e de organizações internacionais, autoridades do governo brasileiro e amigos da Embaixada.
A embaixadora do Vientã, Pham Thi Kim Hoa, contou em seu discurso sobre a história da independência de seu país, destacando o papel fundamental do líder Ho Chih Minh. Ela também lembrou que após a declaração da soberania vietnamita, o país foi finalmente incluído no mapa mundi.
“Nos últimos 36 anos de renovação, o Vietnã alcançou muitas conquistas históricas importantes, especialmente na manutenção da estabilidade política e na criação de um ambiente de negócios favoráveis, equilibrando o crescimento econômico do país e concretizando os objetivos do desenvolvimento sustentável”, disse a embaixadora.
No âmbito das relações diplomáticas entre o Vietnã e o Brasil, a embaixadora vietnamita recordou que em 2007, os países estabeleceram uma Parceria Abrangente que incrementou o volume dos negócios bilaterais, passando de 78 milhões de dólares em 2007 para 4,6 bilhões de dólares em 2020. Nos primeiros seis meses de 2021, o volume já havia atingido a marca de 3,25 bilhões de dólares.
O Vietnã tem atualmente, relações oficiais com 189 países, tendo assinado mais de 15 acordos de livre comércio. Segundo Pham Thi Kim Hoa “em 2020, o Vietnã esteve entre os países que conseguiram manter uma taxa de crescimento de 2,19% do PIB, sendo considerado uma das economias emergentes mais bem- sucedidas do mundo”.
Ao discursar, o Secretário de Ásia, Pacífico e Rússia do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Eduardo Paes Saboia, falou sobre o crescimento das relações bilaterais entre o Brasil e o Vietnã ao longo dos últimos anos, salientando que o país asiático se tornou um dos parceiros comerciais mais importantes do Brasil no sudeste asiático.
Veja mais fotos do evento: