Getting your Trinity Audio player ready...
|
A China e o Vietnã encontraram consenso no que tange à busca de uma resolução duradoura para disputas marítimas durante a visita de Estado ao Vietnã de Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente chinês.
De acordo com uma declaração conjunta divulgada na quarta-feira, os líderes dos dois países realizaram uma troca aprofundada e franca de opiniões sobre questões marítimas durante a visita, com ambos os lados enfatizando a necessidade de gerenciar melhor e resolver ativamente as disputas marítimas, de modo a salvaguardar a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China e na região em geral.
Ambos os lados, disse o comunicado, concordaram em continuar a respeitar o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois partidos e dos dois países, em persistir em consultas amigáveis, em fortalecer as delegações de negociação de fronteiras em nível governamental e seus grupos de trabalho subsidiários e em buscar ativamente uma resolução básica e de longo prazo que seja mutuamente aceitável e esteja em conformidade com o acordo sobre os princípios básicos que orientam a resolução de questões relacionadas ao mar entre a China e o Vietnã bem como o direito internacional, incluindo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
Ambas as partes concordaram em promover ativamente consultas sobre o desenvolvimento marítimo conjunto e negociações sobre a delimitação de áreas marítimas além da foz do Golfo de Beibu, com o objetivo de alcançar progressos substanciais nessas duas áreas em uma data precoce, disse o comunicado.
As duas partes acordaram em prosseguir a aplicação global e efectiva da Declaração sobre a Conduta das Partes no Mar do Sul da China e em concluir um Código de Conduta no Mar do Sul da China substantivo e eficaz, baseado no consenso através de consultas, que esteja em conformidade com o direito internacional, incluindo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, segundo o comunicado.
Eles também concordaram em abster-se de ações que pudessem complicar a situação ou escalar as disputas, e em manter conjuntamente a estabilidade marítima.
Durante a visita de dois dias, Xi e líderes vietnamitas trocaram opiniões sobre como lidar adequadamente com disputas marítimas em várias ocasiões.
As disputas marítimas são apenas parte das relações Vietnã-China, e acredita-se que os dois lados podem lidar adequadamente com elas no espírito de confiança mútua e respeito mútuo, disse o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, em uma reunião com Xi na terça-feira.
Por sua vez, Xi disse que a China e o Vietnã devem transformar os desafios colocados pelas questões marítimas em oportunidades de cooperação bilateral.
Os dois lados devem discutir ativamente e realizar mais projetos de cooperação marítima e se esforçar para promover o desenvolvimento marítimo conjunto, acrescentou.
Ao se reunir com o presidente vietnamita, Vo Van Thuong, na quarta-feira, Xi reiterou que a China está disposta a melhorar a comunicação e a coordenação com o Vietnã para encontrar uma solução de longo prazo para as questões marítimas que seja aceitável para ambos os lados e promover todas as partes a alcançar um Código de Conduta no Mar do Sul da China substantivo e eficaz em uma data precoce.
“O mundo pode ter paz quando os vizinhos priorizam a diplomacia e a cooperação em detrimento do conflito e da hostilidade”, disse Kin Phea, diretor-geral do Instituto de Relações Internacionais do Camboja.
“O fomento de relações fortes entre a China e o Vietnã pode estabelecer confiança, promover o diálogo e encontrar soluções pacíficas para quaisquer disputas ou conflitos que possam surgir”, disse ele.
A China e o Vietnã concordaram também em tomar medidas concretas para expandir o comércio bilateral de forma equilibrada e sustentável.
Os dois países aproveitarão plenamente o papel da Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP) e da zona de livre comércio China-ASEAN, e aumentarão a cooperação nas plataformas da Exposição Internacional de Importação da China, da Exposição China-ASEAN e da Feira de Importação e Exportação da China para expandir as exportações dos produtos competitivos de cada um, de acordo com uma declaração conjunta emitida aqui durante a visita de Estado ao Vietnã por Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente chinês.
A China promoverá ativamente os procedimentos de acesso para produtos agrícolas vietnamitas, incluindo cocos frescos, produtos de frutas congeladas, laranjas, abacates e outras frutas frescas, plantas medicinais e produtos de carne, enquanto o Vietnã promoverá ativamente a importação do esturjão chinês.
O Vietnã apoia a adesão da China ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica com base no cumprimento de padrões e procedimentos. Os dois lados trabalharão juntos para implementar bem a RCEP e promover a conectividade econômica regional, disse a declaração.