Getting your Trinity Audio player ready...
|
O embaixador da Palestina no Brasil e Decano do Conselho dos embaixadores árabes, o sr. Ibrahim Alzeben, recebeu convidados na noite de sábado (14) para um jantar de despedida para o Chefe de Missão do Estado da Líbia no Brasil, Dr. Osama Ibrahim Ayad Sawan, na Residência Oficial em Brasília.
Além do diplomata homenageado, a solenidade contou com a presença de embaixadores de diversos países árabes, algumas embaixatrizes; do presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, sr. Osmar Chohfi; e do diretor do Departamento do Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Sidney Leon Romeiro.
Há mais de duas décadas na América Latina, o embaixador da Palestina, sr. Ibrahim Alzeben, iniciou seu discurso dizendo que, ao longo de sua longeva carreira como diplomata, as despedidas sempre estiveram presentes, mas garantiu ao amigo líbio que “mesmo distante, tenha certeza de que você se sentirá como se estivesse próximo a nós, e nós próximos a você”, completou Alzeben.
Com muito bom humor, o diplomata palestino relembrou que a primeira vez que se encontrou com dr. Osama Ibrahim Ayad Sawan, na embaixada da Palestina, percebeu que não estava diante de um diplomata tradicional. “Isso fica evidente em sua alta confiança, em seus gestos, em suas palavras e até no tom de sua voz”, acrescentou.
O chefe de missão do Estado da Líbia, Dr. Osama Ibrahim Ayad Sawan, na esperança de se reencontrar com todos os amigos e colegas que fez durante seus 4 anos de missão diplomática no Brasil, falou sobre as relações de seu país com o Brasil, enfatizando a assinatura de vários projetos e acordos importantes e também a entrada de empresas brasileiras na capital da Líbia, a cidade de Trípoli.
Na oportunidade, o diplomata também destacou a importância da Câmara de Comércio Árabe Brasileira no fomento das relações do Brasil com os países do mundo árabe e agradeceu o presidente e o secretário-geral da instituição, Osmar Chohfi e Tamer Mansur, respectivamente.
Solidário à causa Palestina, o chefe de missão líbio finalizou seu discurso garantindo que sua terra natal estará sempre de braços abertos para receber os amigos e irmãos daquele país.
O presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Osmar Chohfi, expressou sua gratidão aos esforços do diplomata Osama Sawan em sua missão diplomática em Brasília, e aproveitou a oportunidade para reforçar que os árabes compartilham o sentimento da fraternidade, do amor, da família e da amizade. Desejou também sucesso ao colega nessa nova jornada que se inicia.
Apesar dos acontecimentos recentes em Brasília, o embaixador Sidney Leon Romeiro, diretor do Departamento do Oriente Médio do Itamaraty, disse que espera que o Chefe de Missão líbio carregue consigo a imagem tradicional do Brasil “um país de diálogo, um país que vê na alegria de viver a razão de ser e um país que respeita os outros povos”.
Romeiro falou também sobre as perspectivas no âmbito das relações bilaterais entre o Brasil e os países do mundo árabe. Destaque para novos projetos, mais visitas de alto nível aos países da região, mais consultas políticas e novas estratégias em diferentes áreas, como ciência, tecnologia, defesa, cultura e outras.
Após os discursos, o sr. Osama Ibrahim Ayad Sawan recebeu uma placa comemorativa com os nomes de todos seus colegas árabes em missão diplomática; de Osmar Chohfi, presidente da câmara de comércio árabe-brasileira e do embaixador Sidney Romeiro, diretor do Departamento de Oriente Médio do MRE.