Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Chanceler do Brasil, Mauro Vieira, abriu na quarta-feira (10), na capital vietnamita, Hanoi, o encontro “Sustainable Mobility: Ethanol Talks”, em sua 2a edição no Sudeste Asiático. A 1a edição, em 2023, na Indonésia, também contou com o Ministro. O encontro permite a troca de experiências do Brasil em energias renováveis em transportes.
Em seu discurso, Vieira destacou a importância da experiência brasileira de desenvolvimento de biocombustíveis para a transição energética global no setor de transportes. O Ministro esteve acompanhado do embaixador do Brasil no Vietnã, Marco Farani.
O evento organizado pela União da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), e pelo APLA, com apoio do Itamaraty e da Apex Brasil, teve a participação de mais de 100 autoridades, cientistas e empresários vietnamitas, visando promover cooperação para uso do etanol na transição energética no Vietnã e nos países da ASEAN.

Em sua agenda no país asiático, o Ministro Mauro Vieira foi recebido também pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Vietnã, Bui Thanh Son, ocasião em que repassaram a agenda Brasil-Vietnã, com destaque para a parceria econômica, a cooperação em energias renováveis e #defesa, além da aproximação entre o Brasil e a Associação dos Países do Sudeste Asiático (ASEAN).
No encontro, Vieira reforçou o interesse brasileiro em ampliar ainda mais o comércio, em especial em maior conteúdo tecnológico e valor agregado. O Vietnã é o 5º maior mercado do agronegócio do Brasil. Em 2023, o comércio Brasil-Vietnã somou US$ 6,7 bilhões (+5,1%), com exportações de US$ 3,7 bilhões do Brasil.
O Ministro vietnamita transmitiu também o vivo interesse em receber visita do Presidente Lula. Ao final do encontro, o Ministro Mauro Vieira presenteou o anfitrião com uma camiseta da seleção brasileira autografada pelo atacante Rodrygo.

Ainda na quarta-feira (10), o Chanceler se reuniu com o Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Partido Comunista do Vietnã, Le Hoai Trung, onde discutiram a parceria econômica entre as nações e a ampliação do comércio entre os países, com a inclusão de novos setores.
Le Hoai Trung saudou a liderança global do Presidente Lula na área ambiental e em outros temas de interesse do Sul Global. Relatou ainda a experiência vietnamita das últimas décadas em matéria de desenvolvimento e superação da pobreza. Vieira mencionou também a aproximação com a ASEAN como uma das prioridades da política externa do Presidente Lula e apresentou as prioridades da presidência do Brasil no G20, com destaque para a reforma da governança global e de órgãos como a ONU e a OMC.