Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, chegou na manhã de ontem (17) a Ramala, na Cisjordânia, procedente de Amã.
O Ministro foi recebido pelo chanceler da Autoridade Palestina, Riad Malki, que descreveu a extrema gravidade da situação humanitária em Gaza e destacou o papel corajoso do Presidente Lula em defesa da Palestina e dos palestinos.
Segundo Malki, o Presidente brasileiro mostrou liderança, coragem, compromisso e humanismo ao longo da atual crise em Gaza, e falou de forma “forte e clara”, ao descrever “a situação como ela é”, tendo sido um dos poucos líderes a agir em defesa dos civis desde a primeira hora.
Malki manifestou preocupação com os riscos de uma ação militar em Rafah e relatou um aumento da violência de colonos israelenses contra palestinos na Cisjordânia. Vieira reiterou a disposição brasileira em liderar esforço pela admissão da Palestina como membro pleno da ONU.
Vieira visitou também o Escritório de Representação do Brasil em Ramala e, acompanhado pelo Embaixador Alessandro Candeias, reuniu-se com Fatima Rashid Hamayel, Presidente do Conselho de Cidadãos Brasileiros na Palestina, e com Jamila Abed, que também integra o Conselho.
As representantes agradeceram o empenho do Presidente Lula em defesa da Palestina e transmitiram o reconhecimento da comunidade pelas rápidas operações de repatriação. Elogiaram também o trabalho do Escritório, avaliado como essencial para os resultados positivos da repatriação.
O Chanceler reuniu-se ainda com o Primeiro-Ministro, Mohammed Shtayyeh, com quem tratou da crise em Gaza e da crescente tensão na Cisjordânia e em outros países da região. Discutiram estratégias conjuntas para alcançar o objetivo de tornar a Palestina membro pleno da ONU.
Fotos: Itamaraty.