Getting your Trinity Audio player ready...
|
Aconteceu na noite de quinta-feira (14), a festa em comemoração aos 32 anos da independência da República Cazaquistão. No evento, que comemorou, ainda, o 30° aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas com o Brasil, os convidados puderam apreciar deliciosas comidas típicas cazaques e brasileiras. O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nusspov falou sobre seu país, desenvolvimento e das relações bilaterais.
Independência
Os trinta e três anos de independência do Cazaquistão representam pogresso econômico e crescimento. Seu aniversário de independência é marcado por reformas políticas, desenvolvimento econômico acelerado e melhoria da qualidade de vida através de tecnologias digitais.
Desenvolvimento
“Atualmente, estamos vendo nosso país apresentar bons resultados econômicos e sendo bastante ativo na arena internacional. Entre nossas prioridades, destaque para a paz e a harmonia de todos os seus grupos étnicos que se encontram no Cazaquistão”.
Nussupov comentou que a população cazaque, de forma geral, está bastante satisfeita para com o atual presidente, Kassym-Jomart Kemeluly Tokayev. “Nossos cidadãos apoiam totalmente as reformas políticas do presidente. No referendo nacional passado, os cidadãos cazaques votaram a favor de emendas e reformas constitucionais e muitas outras medidas importantes”, disse.
Relações Bilaterais
“O Brasil é um parceiro-chave do Cazaquistão. Foi estabelecido uma forte comunicação e a cooperação econômica está evoluindo ativamente. Há dois anos atrás criamos o Conselho Empresarial e lá no passado o fórum de amizade. Este ano foi rico em eventos bilaterais, em especial a legalização das quartas políticas e da da Segunda Reunião do Conselho Empresarial neste mês”.
Nussupov informou que, em breve, uma delegação brasileira irá ao Cazaquistão, onde visitarão quatro cidades. “Essas atividades desempenham uma importante contribuição para o fortalecimento do diálogo cultural entre os dois países”, acrescentou.
Em agosto deste ano, o Primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores cazaque, Kairat Umarov, participou da Mesa Redonda Brasil-Cazaquistão: oportunidades de investimento e comércio junto com representantes dos círculos empresariais e associações econômicas do Brasil. O evento foi organizado pela Embaixada do país asiático em parceria com a Agência de Promoção de Investimentos (InvestSP) e o governo do Estado de São Paulo.
Consulado
Recentemente, ocorreu a cerimônia de inauguração do Consulado Honorário da República do Cazaquistão no bairro Jardim Paulista, na zona oeste da capital paulist. Nussupov lembrou que ‘o novo consulado tem como objetivo estabelecer laços de cooperação entre seu país e o Estado de São Paulo, bem como estreitar as relações diplomáticas e comerciais entre as nações”.
O secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores do Brasil – Itamaraty – Embaixador Eduardo Paes Saboia destacou que ao longo das 3 últimas décadas, Brasil e Cazaquistão “estabeleceram frutíferas parcerias em diversas áreas”. Um dos marcos mais importantes foi, definitivamente, a abertura da nossa embaixada em Astana durante o primeiro mandato do presidente Lula”.
Ressaltou ainda a inauguração da embaixada cazaque em Brasília no ano de 2013, lembrando que o Presidente Lula foi o primeiro chefe de estado latino-americano a visitar o Cazaquistão em 2009. “Em 2015, foi criado o Grupo Parlamentar de amizade Brasil-Cazaquistão, ampliando ainda mais o leque de atores envolvidos no adensamento dos laços bilaterais”, completou Saboia.
O Secretário concluiu sua fala reafirmando seu compromisso em seguir trabalhando pelo fortalecimento das interações diplomáticas entre os países, pelas trocas comerciais e pela cooperação.
Por ocasião do 30º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e Cazaquistão e pelo estreitamento dos laços de amizade entre os países, o embaixador cazaque, Bolat Nussupov, entregou o certificado de apreciação ao Embaixador do MRE, Pedro Saboia.