Getting your Trinity Audio player ready...
|
A partir de 1º de dezembro, a cidade do Rio de Janeiro assumiu a posição de capital do G20, com a Casa de Cultura Laura Alvim, localizada em Ipanema, designada como a sede oficial. Sob a administração da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), esse imponente casarão na Avenida Vieira Souto se torna a Embaixada do G-20 durante todo o mandato da capital fluminense à frente do grupo, que se estende até 30 de novembro deste ano. A escolha do espaço deu-se pela proximidade das orlas de Ipanema e Copacabana, onde devem se hospedar os principais nomes da diplomacia internacional, além da Laura Alvim ser composta por duas salas de teatro, três de cinema, além de outras instalações.
O Centro Cultural da Casa de Cultura Laura Alvim seguirá um cronograma de eventos relacionados ao comitê internacional, sendo ponto de encontro de estrangeiros e brasileiros interessados em intercâmbios culturais durante a passagem do G-20 na cidade. Ao longo desse período, estão previstas aproximadamente 20 reuniões, incluindo a participação de ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais, assim como ministros de outras pastas, como Desenvolvimento, Saúde, Sustentabilidade Climática e Ambiental. Destacam-se também os dois principais encontros do grupo: a Reunião de Chanceleres, que inaugura os trabalhos do G20 em fevereiro de 2024, e a Reunião de Cúpula de Chefes de Estado e Governo, que encerra a presidência brasileira no G20 no final do ano.
“A escolha da Casa de Cultura Laura Alvim como sede da Casa do G20 não apenas destaca a rica cultura do nosso Estado, mas também contribui significativamente para o êxito das atividades e relações internacionais durante a presidência do Brasil no G20”, afirma com orgulho o presidente da FUNARJ, Jackson Emerick.
Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.