Getting your Trinity Audio player ready...
|
Jovens e celebridades de oito países, incluindo a China, participaram de uma campanha apoiada pelo UNICEF em Bancoc esta semana, para promover a necessidade de ambientes alimentares mais saudáveis na Ásia-Pacífico.
A campanha “Fix My Food” é um workshop de criação conjunta de dois dias para debater ideias e identificar parceiros em potencial para ajudar no lançamento da campanha em seus respectivos países.
As dietas tradicionais com alimentos frescos e saudáveis estão sendo substituídas por junk food e bebidas pouco saudáveis altamente processadas, “resultando em dietas pobres que impactam muito a saúde e o bem-estar das crianças na região”, disse à Xinhua na segunda-feira, Roland Kupka, consultor regional de nutrição do Escritório do Leste Asiático e Pacífico do UNICEF.
Mais de um em cada três adolescentes da região bebe pelo menos uma bebida açucarada por dia, enquanto mais da metade consome fast food uma ou mais vezes por semana e menos da metade come frutas e vegetais suficientes todos os dias, de acordo com o UNICEF.
O UNICEF trabalha em estreita colaboração com governos e parceiros para apresentar políticas e legislação que impeçam o aumento da venda e comercialização de alimentos e bebidas não saudáveis na região.
A China, que tem cooperação amigável com o UNICEF, está assumindo um papel ativo nas questões infantis e alimentares, disse Lely Djuhari, chefe de comunicação e defesa do UNICEF China. “Sabemos que progredimos na questão dos direitos das crianças na China, e ainda há muito a ser feito para melhorar a nutrição infantil”.
Com a juventude liderando a campanha e o apoio de celebridades e influenciadores, o UNICEF espera aumentar a consciência sobre o impacto do ambiente alimentar na vida de jovens e a necessidade urgente de governos, setor privado e sociedade civil tomarem ações coletivas para construir um ambiente alimentar mais saudável em toda a região.
“Ao voltar para casa, espero trabalhar com meus colegas e grupos de jovens na China”, disse Chen Feipeng, estudante de pós-graduação de 24 anos, indicado a participar do workshop pela Federação Juvenil de Toda a China.
“Através do Hope Kitchen (um programa de nutrição do governo), que contribuirá para melhorar o acesso a opções de alimentos saudáveis a preços acessíveis, disponíveis, bem embalados e comercializados da forma adequada que todos querem”, disse ele.
Esta iniciativa será implementada nos oito países participantes, China, Camboja, Estados Federados da Micronésia, Fiji, Mongólia, Ilhas Salomão, Timor-Leste e Vietname, e apoiada pelos escritórios nacionais e parceiros da UNICEF como parte do trabalho da organização para mobilizar e capacitar a ação dos jovens.
“As dietas das crianças influenciam na saúde física e mental delas, e todos os setores da sociedade precisam construir coletivamente um ambiente alimentar adequado para jovens e promover um sistema alimentar sustentável”, disse Meng Qianshan, educadora de nutrição de Chengdu, capital da Província de Sichuan no sudoeste da China.
Participantes da campanha “Fix My Food” apoiada pela UNICEF posam para foto em grupo em Bancoc, Tailândia, no dia 27 de fevereiro de 2023. Jovens e celebridades de oito países, incluindo a China, participaram de uma campanha apoiada pela UNICEF em Bancoc esta semana, para promover a necessidade de ambientes alimentares mais saudáveis na Ásia-Pacífico. (UNICEF China/Divulgação via Xinhua)
Meng Qianshan (centro), educadora nutricional de Chengdu, província de Sichuan, sudoeste da China, participa da campanha “Fix My Food” apoiada pela UNICEF em Bancoc, Tailândia, no dia 27 de fevereiro de 2023. Jovens e celebridades de oito países, incluindo a China, participaram de uma campanha apoiada pelo UNICEF em Bancoc esta semana, para promover a necessidade de ambientes alimentares mais saudáveis na Ásia-Pacífico. (UNICEF China/Divulgação via Xinhua)