Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Câmara realiza, nesta quarta-feira (25), às 10h, sessão solene para homenagear o 74° aniversário de Israel. A cerimônia foi proposta pelo deputado federal e presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira.
O Dia da Independência de Israel, Yom Haatzamaut, como é conhecido, começa no pôr do sol do dia 4 para o dia 5 de maio. O Estado foi estabelecido por meio de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1947.
Para o embaixador de Israel, Daniel Zonshine, a superação de desafios em 74 anos de história pavimentou o caminho de Israel para o desenvolvimento de tecnologias de ponta em diferentes setores, como agronegócio, medicina e cybersegurança. “A vocação do israelense para a inovação é resultado de uma combinação de fatores históricos, culturais e econômicos, que incluem, entre outros, a experiência militar dos cidadãos e a vida comunitária”, afirma.
Israel é hoje um país forte, próspero, florescente e com economia pujante. “O país está crescendo economicamente e sendo aceito por outras nações do Oriente Médio. Vamos continuar trabalhando para estreitar nossos laços, pois o contexto na região é diferente e estamos trilhando um campo de paz “, acrescenta Zonshine.
Em 1947, Oswaldo Aranha (1894-1960) chefiou a delegação brasileira na Organização das Nações Unidas (ONU) e foi peça fundamental para a criação do Estado de Israel, pois mediou o debate entre grupos com aspirações irreconciliáveis: de um lado, os países árabes e, de outro, nações favoráveis à repartição do território entre árabes e judeus em duas unidades políticas distintas. O brasileiro foi nomeado ao Nobel da Paz, além de ser homenageado em várias ruas de Israel.
A cerimônia marcada para homenagear o Estado de Israel acontecerá no plenário da Câmara dos Deputados e será transmitida pela TV Câmara.