Getting your Trinity Audio player ready...
|
É feriado nacional na Bulgária nesta quinta-feira, dia 3 de março. A data remete ao tratado preliminar de paz entre a Rússia e o Império Otomano, em San Stefano, em 1878. As comemorações estão relacionados com as lutas de libertação e a Guerra Russo.
A embaixadora Bojidara Nikolova Sartchadjieva conta ao Diplomacia Business como serão feitas as comemorações. Ela discorre sobre o empoderamento feminino, as relações comerciais entre a Bulgária e o Brasil, o controle da Covid-19 no país e a reforma do judiciário búlgaro. Veja a entrevista completa:
Diplomacia Business – Como serão realizadas as comemorações da data nacional búlgara no Brasil e também neste país?
Bojidara Nikolova Sartchadjieva – O feriado nacional é o feriado principal de um país. Ele marca o culminar do calendário oficial de feriados, celebrando um evento significativo na memória histórica da nação. A data atual do feriado nacional da Bulgária – 3 de março – marca a conclusão do tratado preliminar de paz entre a Rússia e o Império Otomano em San Stefano em 1878.
Hoje em dia, em muitas aldeias búlgaras, no dia 3 de março acontecem eventos solenes, flores são colocadas na frente de monumentos, e as comemorações estão relacionados com as lutas de libertação e a Guerra Russo-Turca. São organizados festivais de folklore e alguns museus oferecem visita gratuita neste dia. O feriado nacional é comemorado especialmente solenemente no Pico Shipka, onde centenas de pessoas colocam flores, brincam ou cantam canções patrióticas.
Nos últimos anos, surgiram novas formas de comemoração, como desfiles organizados com enormes bandeiras búlgaras (por exemplo, em Stara Zagora, Pleven), a descida de esquiadores com tricolores (Pamporovo), exibição de longas bandeiras búlgaras nas alturas. O feriado nacional também é comemorado com uma série de eventos por búlgaros que vivem no exterior. Este ano no Brasil, através do site da Embaixada nas redes sociais será publicado um discurso de felicitação aos cidadãos búlgaros residentes neste país.
Como está a ascensão das mulheres na Bulgária na educação, no trabalho, no parlamento?
Em 2020, foi adotada a Estratégia Nacional para a Promoção da Igualdade entre Mulheres e Homens para o período 2021-2030. Os dados mostram uma série de conquistas no campo da igualdade entre mulheres e homens para o período de 2015 até hoje. Nosso país ocupa o 49º lugar em 2020 entre 153 países de acordo com o Índice Global sobre Diferenças de Gênero.
De acordo com o relatório do Banco Mundial “Women, Business and Legislation 2019: Decade of Reform”, a Bulgária ocupa uma das posições de liderança (entre os 30 principais países) do mundo em termos de igualdade entre mulheres e homens com um índice de 93,75 em 100. Na última edição de 2019, o Índice do Instituto Europeu para a Igualdade de Gênero também mostra progressos para a Bulgária, com um resultado crescente de 58,8 pontos percentuais em comparação com 56 em 2005, que classifica a Bulgária em 19º na UE.
Mulheres e homens devem ter oportunidades iguais para participar igualmente nos processos de tomada de decisão em todos os níveis, na gestão das organizações empresariais, do Estado e das organizações públicas. Mulheres e homens devem ter livre escolha de carreira, inclusive na governança econômica, social e política.
Mulheres e homens estão distribuídos de forma aproximadamente igualitária entre a população da Bulgária e regularizaram a igualdade de acesso à educação e oportunidades de realização. As mulheres predominam entre aqueles com ensino superior, mas são sub-representadas em cargos de alta direção na política, negócios e organizações públicas.
O governo búlgaro inicia a reforma do judiciário. Quais são os principais pontos dessa reforma e quando ela entrará em vigor?
O governo búlgaro reafirma a sua determinação em tomar as medidas necessárias para proteger o Estado de direito e proteger os direitos e interesses legítimos dos cidadãos e das empresas. É dada prioridade à cooperação com a Comissão Europeia e outras organizações competentes no domínio do Estado de direito, em particular com os órgãos do Conselho da Europa.
A fim de continuar os esforços de reforma do judiciário, em cumprimento dos compromissos internacionais da Bulgária, foi adotada uma abordagem para incluir reformas com compromisso político no Plano Nacional de Recuperação e Sustentabilidade e no Programa Nacional de Desenvolvimento Bulgária 2030 em resposta às recomendações europeias.
Muitas das medidas propostas são um elemento essencial da reforma do sistema judiciário e são o resultado de uma ampla gama de consultas com as partes interessadas. Para alcançar a abrangência da abordagem proposta, a implementação das medidas previstas inclui várias unidades do poder judiciário – o Conselho Superior da Magistratura, o Supremo Tribunal Administrativo e o Ministério Público.
Os principais pontos desta reforma são: Reforma da acusação; Programa anticorrupção; Reforma do Conselho Superior da Magistratura; Reforma no domínio da justiça eletrônica e criação de garantias de distribuição aleatória de processos no Ministério Público.
Os moradores do Brasil tiveram a oportunidade de ver exposições de cartazes, fotografias e arte sacra, todos de artistas búlgaros, no Brasil nos últimos anos. Há alguma expectativa para uma nova exposição de artistas ou filmes búlgaros do seu país no Brasil este ano?
Infelizmente, a pandemia teve um impacto muito negativo na concretização dos eventos e iniciativas definidas em 2020 no programa da Embaixada. O Instituto Cultural do Ministério das Relações Exteriores oferece muitas exposições de fotos e pinturas, que publicamos parcialmente no site da embaixada. Diversas conversas foram realizadas com artistas, pintores, músicos que tenham o desejo e interesse de apresentar suas obras ao público brasileiro e búlgaro no Brasil, São Paulo, Minas Gerais ou Florianópolis e outros.
Em que áreas as relações comerciais entre a Bulgária e o Brasil podem ser ampliadas e desenvolvidas?
O Brasil é uma das economias que mais crescem no mundo. É um parceiro promissor tanto para a realização das exportações búlgaras como para atrair investimentos. Tendo em vista que a economia do país deverá continuar se desenvolvendo, os fluxos de caixa livres serão direcionados na forma de investimentos no exterior, e a Bulgária tem condições de se posicionar perante os investidores brasileiros como um bom destino de investimentos.
Priorizamos o desenvolvimento das relações comerciais e econômicas com o Brasil, país de grande potencial econômico e um dos principais parceiros comerciais do nosso país na América do Sul.
Em 2016 celebramos o Acordo de Cooperação Econômica entre o Governo da República da Bulgária e o Governo da República Federativa do Brasil. O lado búlgaro está disposto a trabalhar para equilibrar o comércio bilateral, dado que o saldo é negativo para a Bulgária. Nesse sentido, contamos com o apoio do governo brasileiro para estimular a importação para o Brasil de produtos búlgaros promissores, tais como: produtos de TI; preparações farmacêuticas para medicina humana e veterinária; óleos essenciais para processamento; produtos da indústria química; máquinas e equipamentos de soldagem; guindastes e equipamentos para as necessidades de construção; peças e acessórios para máquinas ferramentas; máquinas, aparelhos e materiais elétricos; peças sobressalentes para tratores; fotografia de precisão e equipamentos ópticos médicos; equipamentos e tecnologias; roupas femininas e masculinas, etc.
O principal objetivo da Bulgária deve ser renovar os contatos comerciais entre os dois países.
Acreditamos que a participação de empresas de ambos os países em feiras e exposições internacionais, bem como em missões empresariais e fóruns distintos dentro de várias visitas oferece boas oportunidades para aumentar o comércio bilateral.
Qual é a situação do Covid na Bulgária hoje?
Nos últimos 12-14 dias verificou-se uma diminuição do número de casos confirmados, com um aumento semanal de novos infetados (-23,34%). Há uma tendência decrescente no número de pesquisas realizadas no país
Quantas pessoas já foram vacinadas contra a Covid no país?
Em 18 de fevereiro de 2022, o número total de pessoas com ciclo de vacinação completo na Bulgária era de 2.034.242.
Quais são suas prioridades como Embaixador no Brasil?
Cheguei ao Brasil em plena pandemia de Covid-19. Ela impôs muitas novas regras em nossas vidas, e assim por diante. Uma nova normalidade. No entanto, acho que a natureza humana é bastante adaptável e, em qualquer restrição inicial, a oportunidade de crescimento pode ser vista. Esta é a situação atual, em que ainda procuramos a saída mais bem sucedida para a estagnação, que foi vivida principalmente em 2020 e início de 2021. Partilho a opinião de que quando as prioridades são consistentes, sempre há espaço para a sua implementação e sempre haverá em todas as situações. Em seu trabalho, um embaixador búlgaro é guiado pelos princípios básicos da política externa da Bulgária.
Em cooperação com a escola búlgara em São Paulo, tentamos apresentar aos nossos amigos brasileiros a cultura e a história da Bulgária com vídeos e iniciativas.
Gostaria de afirmar e enriquecer a imagem da Bulgária. É um conjunto de muitas vertentes e áreas em que trabalhamos – a Bulgária como parceiro de confiança na UE e OTAN; a Bulgária como local atrativo para investimento e negócios e como destino turístico em todo o espectro do turismo – montanha, mar, cultural, spa, etc.; a Bulgária como um país de cultura milenar, mas também com conquistas de classe mundial hoje. A paleta é colorida e, embora hoje o mundo esteja enfrentando um desafio global como a pandemia e suas consequências sociais e econômicas associadas, a embaixada está trabalhando nesse sentido em todos os níveis.
Perfil
Bojidara Nikolova Sartchadjieva nasceu em 12 de novembro de 1972 na Sofia. É embaixadora da Bulgária no Brasil desde março de 2021. Antes, era a titular da Diretoria de Relações Consulares, Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Bulgária. Nesse Ministério, trabalhou também na Direção de Relações Consulares. Foi chefe da seção consular da embaixada da da Bulgária em Ljubljana, Eslovênia, cargo que também exerceu na embaixada do seu país em Haia, Holanda. Trabalhou no Consulado Geral em Munique; e na embaixada da Bulgária em Bonn, ambos na Alemanha; ebem Berna, Suíça.
Além do búlgaro, a embaixadora Bojidara Nikolova Sartchadjieva fala alemão, inglês, russo, servo-croata.
Tem mestrado em Finanças Empresariais e Turismo, pela D. A. Tsenov Academy of Economics, Svishtov; bacharelado em Economia do Comércio, também pela D. A. Tsenov Academy of Economics, Svishtov. Fez cursos de Gestão e Administração de Empresas na Human Resources Institute Bern; e Comércio e Economia, na Dr. Rischick College of Economics, ambos na Suíça.