O governo do Brasil enviou este mês ajuda humanitária do Brasil ao Chile, em razão dos incêndios florestais,.
De acordo com a Agência Brasil, para o Chile, o governo brasileiro autorizou o envio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) equipada para o combate de incêndios, com tripulação e equipe de campo, além de aeronaves-cisternas, veículos, equipamentos e materiais. Além disso, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente e Mudança do Clima enviaram uma brigada com 60 profissionais e uma equipe humanitária de seis especialistas para ajudar no controle das chamas.
O apoio, que pode chegar a R$ 3,5 milhões, reforçará a ação de 60 brigadistas disponibilizados pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Outros seis especialistas em comando e controle e em comportamento do fogo vão integrar a equipe de ajuda humanitária no país.
Já são quase 300 incêndios florestais que atingem a zona centro-sul do Chile. Há registro de 26 mortes, 3 mil desabrigados e mais de 1,1 mil residências destruídas.
Nesta terça-feira (14), a embaixada do Chile agradeceu pelo envio de mais brigadistas.
¡Llegó a Chile más ayuda desde Brasil! Se suman 36 brigadistas, con sus respectivos equipos, que arribaron en un convoy terrestre para apoyar en el #CombateDeIncendios en la zona centro sur de nuestro país. ¡Gracias, Brasil! 🇧🇷 pic.twitter.com/DedO75kmqF
— Cancillería Chile 🇨🇱 (@Minrel_Chile) February 14, 2023