Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, recebeu na quarta-feia, 18/10, o Comissário Europeu para Ação Climática, Wopke Hoekstra, que visita o Brasil em sua primeira missão extrarregional desde que assumiu o cargo, no início de outubro.
Vieira e Hoekstra trataram das expectativas para a COP28, que será realizada no fim do ano em Dubai, e das oportunidades de trabalho conjunto e cooperação entre Brasil e União Europeia.
Mauro Vieira reforçou o compromisso do Presidente Lula e do governo brasileiro com o combate à mudança do clima e o avanço das negociações multilaterais. Brasil e União Europeia são parceiros nesses objetivos.
COP 28
A Conferência das Partes (COP) na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) é uma cimeira internacional sobre o clima, que se realiza anualmente, a menos que as Partes (os países envolvidos) decidam de outra forma. Nas COPs, os líderes mundiais reúnem-se para trabalhar em conjunto em soluções para enfrentar as alterações climáticas. Existem agora 198 Partes (197 países mais a União Europeia) na Convenção, constituindo uma adesão quase universal.
Emirados Árabes
A COP28 Emirados Árabes Unidos acontecerá de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023 na Expo City, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
As Conferências das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas são conferências anuais realizadas no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC). Servem como reunião formal das partes da CQNUAC (Conferência das Partes, COP) para negociar e acordar ações sobre como enfrentar as alterações climáticas, limitar as emissões e travar o aquecimento global. As Conferências das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas são o órgão máximo de decisão do mundo sobre questões climáticas e uma das maiores reuniões internacionais do mundo.
O anfitrião da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, ou Conferência das Partes (COP28), serão os Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos). A COP28 dos EAU proporcionará uma oportunidade marcante para o mundo se unir, corrigir o rumo e impulsionar o progresso para manter 1,5°C ao nosso alcance – para que possamos cumprir os objectivos e ambições do Acordo de Paris.