O governo do Brasil doou vacinas para Trinidad e Tobago, além de medicamentos anti-retrovirais usados no tratamento do HIV/Aids, em um esforço de diplomacia da saúde.
A cerimônia reuniu o embaixador do Brasil Rodrigo do Amaral Souza e o ministro das Relações Exteriores do país, Dr. Amery Browne, dia 2 de dezembro.
O diplomata brasileiro disse que “É um prazer participar da entrega simbólica desses diferentes tipos de vacinas e 100 frascos de antirretrovirais”. Explicou também que a iniciativa é parte da ampla cooperação humanitária e ações de diplomacia de saúde realizadas pelo governo brasileiro em toda a região da América Latina e Caribe. “Foi a terceira cerimônia de entrega de doações humanitárias brasileiras à Trinidad e Tobago nos últimos dois anos”, concluiu.
O chanceler Browne agradeceu ao Brasil em nome do povo de Trinidad e Tobago por sua generosidade, lambrando que as doações aconteceram logo após o Dia Mundial da Aids, em 1º de dezembro.
“O momento desta doação é particularmente auspicioso. Esses modernos medicamentos antirretrovirais formam uma parte importante do regime básico de medicamentos usados para tratar infecções por HIV em Trinidad e Tobago”, enfatizou. Sobre as doações das outras vacinas para o sistema público de saúde, Browne disse: que elas “resultarão em vidas salvas e não há presente mais precioso do que a vida”.
As vacinas doadas são preventivas para doenças como sarampo, caxumba e rubéola (MMR); difteria, tétano e coqueluche (DTP); varicela; vacina pentavalente, que protege contra DTP, Hepatite B e influenza tipo B; tétano adulto e difteria (TD); vacinas decavalentes conjugadas pneumocócicas; e 100 frascos de lopinavir/ritonavir (lpvir).
* Com informações de Newsday.
Deixe seu comentário