Getting your Trinity Audio player ready...
|
Brasil e Botsuana mantém relações diplomáticas desde 1985. A senhora está em Brasília desde 2018. Como estão as relações bilaterais?
Embaixadora Tebogo Motshome: Correto, estou em Brasília desde 2018, e posso dizer com satisfação que compartilhamos relações excelentes. Tiveram algumas trocas comerciais e oficiais antes da visita recente de Dr. Lemogang Kwape, ministro das Relações Exteriores. Essa última visita foi um destaque para as excelentes relações bilaterais compartilhadas entre os nossos países.
Seu país é famoso pela exuberância natural e atrai muitos turistas. Quais são os locais que os turistas brasileiros precisam conhecer?
Botsuana é bastante conhecida pela beleza natural de suas florestas, vida selvagem abundante e um povo caloroso e hospitaleiro. Para vivenciar essa experiência, eu convido os turistas brasileiros a visitar o Delta do Okavango, um destino com belezas indescritíveis, uma vegetação verdejante, aves e vida selvagem abundantes, acompanhado de um nascer e pôr do sol bem colorido.
O Delta do Okavango é Patrimônio Mundial da UNESCO, que pode ser melhor explorado em um “mokoro”, uma canoa tradicional feita de madeira. As aventuras de safáris também podem ser vivenciadas em nossos inúmeros Parques Nacionais, como o Chobe, Moremi e Makgadikgadi Pans, para citar alguns. No entanto, uma viagem a Botsuana não está completa sem uma visita pela capital do país, a cidade de Gaborone, para um festival cultural e uma vida noturna agitada.
A mina de diamantes mais rica do mundo, a Jwaneng Diamond Mine, fica em Botsuana. Além de diamantes quais os principais produtos de exportação e quais são os mais comercializados com o Brasil?
Outra principal exportação é a carne bovina, com destino principalmente para a União Europeia (EU) e mercados regionais. Também temos comércio de outros minerais, como o obre e o níquel, além de uma modesta contribuição do setor manufatureiro. Dito isto, eu encorajo as indústrias manufatureiras brasileiras a aproveitar as oportunidades de nossa indústria manufatureira. Existem também oportunidades para a exportação de minerais como o cobre de Botsuana para o Brasil.
Recentemente foi assinado o acordo sobre a isenção da exigência de visto para cidadãos de Brasil e Botsuana. Isso facilitará o turismo e reforçará os vínculos culturais e comerciais entre os dois povos. Qual a expectativa do seu país sobre o acordo?
Estou bastante satisfeita com a isenção da exigência de visto que entrará em vigor no final de agosto de 2022. Quando isto acontecer, espero que haja um aumento no número de empresas de Botsuana para o Brasil visando explorar áreas potenciais de comércio e negócios e vice versa. De forma geral, espero uma troca ativa nos negócios, cultura, educação, e também turismo. Isso irá fortalecer ainda mais a boa vontade entre os dois países e seus povos.
Os dois países também possuem programa de cooperação nas áreas da agricultura, saúde e defesa. Fale um pouco sobre isso.
Um dos principais setores de cooperação na agricultura é projeto em andamento na vila de Lentsweletau, no sul de Botsuana, onde especialistas brasileiros estão auxiliando as comunidades agrícolas locais a fortalecer as cooperativas e associações rurais. O projeto começou há alguns anos, sendo renovado em março de 2020. O projeto visa melhorar a agricultura, em particular o desenvolvimento da horticultura entre as comunidades rurais de modo a promover boas práticas, coesão comunitária, desenvolvimento socioeconômico, e também a produção de hortaliças de qualidade em Botsuana.
Ademais, buscamos tecnologias de criação modernas no Brasil, como parte de nossos esforços para melhorar nosso gado. Como parte de uma nação cuja atividade econômica era fundamentada na agricultura, antes da descoberta dos diamantes em 1965, o governo e o povo de Botsuana estão, continuamente, a procura de novas maneiras de melhorar o produto de carne bovina para atender à competitividade do mercado global.
No âmbito da saúde, o governo brasileiro ofereceu assistência técnica para o fortalecimento do Marco Estratégico Nacional de HIV-AIDS, assim como fez consideráveis doações médicas para a luta contra a malária no país. Recentemente, uma empresa de serviços médicos de Botsuana, Orthosurge, assinou um acordo de parceria com a companhia brasileira Eurofarma. O acordo firmou que a Eurofarma estabelecerá uma fábrica em Botsuana para fabricar, embalar e rotular produtos farmacêuticos para venda no mercado interno e na região da África Austral.
Na esfera da Defesa, Botsuana e Brasil cooperam sob estruturas bilaterais estabelecidas para lidar com ameaças a paz e segurança. Há uma necessidade constante de que os países em desenvolvimento e desenvolvidos trabalhem juntos no objetivo comum de alcançar a paz nacional, regional e global.